Na última semana João Baptista esteve no programa “Goucha”, da TVI, onde falou sobre a sua vida e carreira. E em determinado momento, o ator falou de forma breve com Manuel Luís Goucha sobre a condenação que recebeu há um ano. João Baptista desabafou sobre o caso de violência doméstica.
“Aquilo pelo qual eu fui condenado foi provado, porque eu pedi desculpa por mensagem, mas foi uma reação a uma ação. Não fui eu sozinho”, afirmou o ator, em relação às acusações. Recorde-se que João Baptista foi condenado por violência doméstica contra a ex-namorada, a esteticista Dina Paiva. O ator terá agredido física e verbalmente a então companheira.
“É importante dizer que foi um caso isolado, uma situação isolada. E depois foi uma coisa que aconteceu há 8 anos, daqui a nada 9. E eu fui condenado agora, num momento feliz da minha vida. Em que eu estou completamente focado no meu trabalho. Que eu estou a ser pai, estou a ser filho”, disse João Baptista, na entrevista a Manuel Luís Goucha.
O ator também falou sobre a atual relação amorosa que está a viver. “E agora tenho uma pessoa, estou a namorar finalmente. O que já nem acreditava que fosse viver, eu passei mal e tenho sofrido com isto. Sempre fui uma pessoa que nunca se importou muito com o que pensam de mim. Mas acharem que eu bato em mulheres a mim incomoda-me.”
Condenação por violência doméstica
Recorde-se que o Tribunal de Loures condenou o ator no dia 7 de junho de 2023. João Baptista recebeu 20 meses de prisão, com pena suspensa, pelo crime de violência doméstica contra uma ex-namorada, Dina Paiva. O tribunal condenou igualmente o ator a pagar 2 mil euros à ofendida.
O depoimento de Dina Paiva ficou marcado pelo relato de episódios de agressões físicas e psicológicas que terão acontecido durante e após a relação terminar. Em lágrimas, disse no tribunal que o ex-namorado recorria ao consumo de drogas, algo que a incomodava e gerava atrito entre o casal. O ator ficava alterado e numa dessas ocasiões agrediu-a na cara, deixando-a, segundo a própria, com um olho e a zona da boca roxos. Depois deste episódio, não apresentou queixa às autoridades. Um pedido de desculpas e a promessa de que não voltaria a acontecer terão a levado a dar uma nova oportunidade a João Baptista. Mas o comportamento do ator não terá mudado e, por isso, ela quis terminar a relação várias vezes, mas nessas alturas seria alvo de ameaças. Após uma forte discussão, acabou por apresentar queixa em setembro de 2018.
Testemunhas de defesa do ator prestaram depoimento na sessão anterior (que aconteceu no dia 15 de maio), assim como as alegações finais. O Ministério Público considerou que as testemunhas de João Baptista nada acrescentaram relativamente à relação entre os dois.