Para muitos homens, fazer sexo anal com a parceira representa uma espécie de prémio. Já nós, mulheres, dividimo-nos basicamente em três grupos em relação a essa prática: o das que gostam; o das que detestam e não aceitam de modo algum; e o das que, mesmo não tendo muito prazer físico assim, se deliciam com a satisfação do parceiro. O que muitas de nós temos em comum são dúvidas e perguntas difíceis de fazer até ao ginecologista. Veja as mais comuns e as respostas dos especialistas.
1 Por que é o sexo anal a fantasia sexual favorita dos homens?
Antes de tudo, o “rabo” é uma obsessão masculina, porque sim. A negação da maioria das mulheres também estimula a libido masculina. “O fruto proibido é o mais apetecido”, explicam os terapeutas sexuais. “Além disso, essa variação está associada a uma posição que sugere dominação e subjugação da parceira.
2 O ânus é mais apertado do que a vagina?
Sim. O ânus pode ter de 4 a 6 centímetros de diâmetro quando dilatado. Não é elástico como a vagina. A pressão em torno do pénis é maior, provocando a sensação de ‘aperto que tanto excita os homens.
3 Como fazer com que a relação anal dê mais prazer?
Primeiro, é necessário que a mulher esteja bastante excitada e relaxada. O parceiro deve usar preservativo bem lubrificado. Além disso, precisa de penetrar a parceira com calma, evitando movimentos muito bruscos, sobretudo nas primeiras vezes. Um truque: em vez de sugar o pénis, como no sexo vaginal, faça o movimento contrário: tente expulsá-lo do recto, como se estivesse a evacuar. Isto facilita a penetração e provoca menos desconforto. Se o parceiro estimular o clítoris durante o sexo anal, a mulher sentirá muito mais prazer.
4 Qual é a posição sexual mais confortável?
A posição de quatro, típica dos filmes pornográficos, é a menos indicada. Nela, uma penetração muito profunda pode causar dor e até magoar a mulher. De lado é bastante mais confortável. Outras alternativas são deitar-se de bruços com um travesseiro sob a púbis ou sentar-se sobre o parceiro, conduzindo e controlando a profundidade da penetração.
5 O orgasmo é diferente do obtido por uma relação vaginal ou oral?
O órgão sexual mais poderoso é o cérebro. Às vezes, só o facto de o casal achar que está a quebrar um tabu ao praticar sexo anal já é suficiente para um orgasmo mais intenso.
6 Quais são os cuidados de higiene que o casal deve tomar antes e depois do sexo anal? Antes da relação, a mulher deve lavar o ânus. Relações anais e vaginais não devem ser alternadas se não houver a troca de preservativo.
7 A prática em excesso pode causar hemorróidas ou rompimento da musculatura anal? Sexo anal não gera hemorróidas, pode apenas agravá-las. Uma distensão muscular só ocorre se algum objecto muito grande for inserido no ânus. A prática sem os cuidados necessários causa fissuras anais crónicas.
8 O que a parceira deve fazer no caso de o homem insistir em praticar e ela não aceitar? Faça apenas o que tiver vontade. Muitas mulheres temem que o companheiro decida procurar outra para realizar essa fantasia, mas o sexo anal não prende ninguém. Se o homem exige algo na cama em troca de fidelidade ou da continuidade da relação, acho que os dois precisam de discutir esse relacionamento.
9 A mulher pode defecar durante a relação?
Esse medo é comum. Às vezes ocorre a sensação de descontrolo, mas não é possível evacuar. Mas o pénis pode ficar sujo de fezes se no recto da parceira houver resíduos. A prática frequente não gera incontinência de fezes.
10 O uso de gel anestésico diminue mesmo a dor?
Sim, mas também provocam a perda do prazer. O uso de produtos anestésicos é arriscado, pois a mulher não consegue avaliar se está a ser magoada ou não.
11 A introdução de objectos, vibradores ou brinquedos eróticos no ânus oferece perigo? Jamais deve utilizar-se o vibrador no ânus depois de tê-lo usado na vagina sem o lavar com água e sabão, e vice-versa. A introdução de objectos requer cuidados extremos. A penetração não deve ser profunda, pois o intestino tem pressão negativa, ou seja, há risco de o objecto ser sugado.
12 Em que caso não se deve fazer sexo anal?
Quando tiver uma crise de hemorróidas ou apresentar lesões no ânus. “Quem não tem vontade também não deve fazer só para agradar ao parceiro”, diz a médica Vivianne.
13 Quais são as doenças que podem ser contraídas se o homem não usar preservativo?
Em comparação com a vagina, o ânus é mais susceptível a doenças e processos inflamatórios. Nem é preciso haver cortes na região para ocorrer a propagação de SIDA, HPV e herpes, além de outras doenças. Basta o contacto da glande ou da língua com a mucosa do ânus.
14 Existe alguma variação que possa satisfazer os homens tanto quanto o sexo anal?
A visão das nádegas da mulher durante o ato sexual é muito excitante para eles. A posição “cachorrinho” (o homem a penetrar a vagina por trás) proporciona esse deleite e também é fonte de enorme prazer, já que o pénis roça nas nádegas. Se o seu namorado sonha com a sensação de “aperto” do ânus, tente contrair a musculatura vaginal durante a relação, “agarrando” o pénis.