
1. O que é a frigidez?
Este termo já passou à história. O usual agora é disfunção sexual e quer dizer falta de desejo sexual, dor durante a penetração, sexo sem orgasmo, ou seja, alterações que podem prejudicar a vida sexual.
2. Os órgãos sexuais femininos têm todos a mesma medida?
As vulvas (órgãos sexuais externos das mulheres) variam de tamanho e de aspeto. Dificilmente se encontra uma vagina igual à outra.
3. Tenho prazer na masturbação e no coito não. Porquê?
A maioria das mulheres necessita de estimulação, em especial na zona do clítoris, para ficar excitada e logo a seguir ser penetrada, até atingir o orgasmo. O clímax é algo que melhora com o tempo e o bom entendimento sexual.
4. O tamanho do pénis influencia o prazer?
Não é necessário que o pénis seja grande para dar satisfação à mulher. O comprimento da vagina situa-se entre os 7 e os 9 centímetros na fase de excitação. Se o pénis for muito grande, metade fica de fora!
5. Qual a melhor posição para atingir o orgasmo?
O homem deita-se de costas e a mulher senta-se em cima dele. Aqui é a mulher a dominar.
6. O meu companheiro gosta de carícias na zona do ânus. É normal?
Durante o ato sexual, muitos homens gostam que as parceiras lhe penetrem o ânus com um dedo para terem mais prazer. Isso não quer dizer que sejam homossexuais.
7. O vibrador pode alargar a vagina?
Não. A vagina é um orifício que aceita a penetração do pénis e do vibrador.
8. Como lidar com a ejaculação precoce?
A ejaculação precoce só melhora com terapia sexual. O casal pode achar que o problema passa com o tempo, mas isso não acontece. O especialista pode ajudar com alguns exercícios e o apoio da mulher é fundamental.
10. O ponto G existe?
Não há dados científicos que o comprovem. Existem zonas que, ao serem estimuladas, favorecem o orgasmo, não só na região genital (feminina e masculina) como no corpo todo. São as chamadas zonas erógenas.
11. Posso fazer amor menstruada?
Não se recomenda, já que, na altura do período, a mucosa vaginal pode provocar infeções no homem e na mulher.
12. Com o coito interrompido é possível engravidar?
Na maioria das vezes não. Porém, pode haver saída de espermatozoides e dar-se a fecundação se a mulher estiver no período de ovulação. Esta prática não é muito aconselhável como método preventivo de gravidez, mas não só, pois o orgasmo pode acontecer só ao homem.