Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o número de pessoas diagnosticadas com cancro no mundo somou mais de 14 milhões no ano passado. A entidade calcula ainda que o número deve crescer 70% até 2038. Os índices assustam e causam alvoroço – boatos sobre a doença são divulgados também de forma alarmante. A médica oncologista Janaina Jabur explica que muitos destes mitos podem dificultar o diagnóstico precoce e até mesmo o tratamento: “É importante que a população conheça as informações corretas sobre este mal, que é a segunda causa de morte no mundo”, complementa. A seguir, a especialista esclarece os mitos mais recorrentes.
OS MITOS
O autoexame da mama substitui os exames de rastreio?
A recomendação médica é a realização de um exame de mamografia anualmente para todas as mulheres acima de 40 anos, independentemente da realização de autoexame.
Se algum parente tiver cancro, quer dizer que também vou ter?
A maioria dos tipos de cancro não é hereditário. Mas algumas alterações genéticas tornam algumas pessoas mais propensas a desenvolver o tumor quando expostas a substâncias cancerígenas (cigarro, por exemplo).
Todos os nódulos no corpo são cancro?
Grande parte deles é de causa benigna. O médico é o profissional mais habilitado para indicar uma investigação que diagnostique quando as características forem suspeitas.
Só pessoas de cor branca desenvolvem cancro de pele?
Qualquer um pode ter a doença. As pessoas de pele negra desenvolvem menos este tipo de cancro devido à maior concentração de melanina.
Os carboidratos e o açúcar estimulam a doença?
Todas as células do corpo têm como principal fonte de nutrição a glicose, que está presente no açúcar e carboidratos em geral. Não existe prova científica de que a restrição dietética destes nutrientes traga benefícios na prevenção e/ou tratamento do cancro. A recomendação é manter uma dieta equilibrada, rica em frutas e verduras.
O cancro é uma doença contagiosa?
Não passa de uma pessoa para a outra. No entanto, alguns tipos de vírus estão associados a diversos tipos de cancro, como o VPH e os vírus da hepatite B e C. Esses podem ser transmitidos.
Quem fuma só desenvolve cancro de pulmão?
O cigarro está associado ao desenvolvimento de diversos tipos de cancro, entre eles de cabeça, pescoço, esófago, bexiga, pâncreas, útero, rim, estômago e pulmões. Todas as formas de consumo de tabaco (charutos, cachimbos e cigarros tradicionais) estão relacionadas com o aumento do risco de desenvolver tumores.
O uso de micro–ondas e de telemóvel causam cancro?
Se forem utilizados conforme as especificações do fabricante, o risco da radiação é baixo e não há prova de que isso possa aumentar o risco de desenvolver o mal.
AS VERDADES
Obesidade causa cancro?
Já foi comprovado que o excesso de peso leva a uma resposta inflamatória crónica no organismo – e isso possivelmente contribui para o desenvolvimento de vários tipos da doença.
Amamentar protege contra o cancro de mama?
A amamentação é um fator protetor para a mulher e, portanto, deve ser incentivado o máximo possível.
Exercício é eficaz na prevenção da doença?
Estudos demonstram que a prática de atividades físicas moderadas pode ser um fator importante na prevenção.