Nas últimas semanas, tenho sentido comichão na vagina e está mais avermelhada do que é costume. Além disso, o meu corrimento começou também a ficar esbranquiçado. Uma amiga disse-me que pode ser candidíase. O que devo fazer? Paula, Cacém
É verdade que um corrimento esbranquiçado pode indicar candidíase (provocada pelo fungo Candida Albicans). No entanto, existem vários tipos de monilíases ou candidíases. Em alguns casos, estão associados a tratamentos com antibióticos ou até lavagem íntima em excesso.
As candidíases vulvovaginais são as mais frequentes nas mulheres entre os 20 e os 45 anos, sobretudo nas grávidas, diabéticas ou que tomam contracetivos orais. Os sintomas mais frequentes são prurido e sensação de queimadura, com possível dor durante as relações sexuais. No entanto, pode também surgir leve inchaço ou corrimento e, nos casos mais graves, vesículas, erosões e fissuras com secreção.
Embora as candidíases se curem muitas vezes espontaneamente, existe tratamento médico.
Sobretudo, deve proteger-se com preservativo para prevenir o contágio de doenças sexualmente transmissíveis (não só a candidíase genital, mas também a sida, hepatite B, sífilis, blenorragia, etc.).