É um produto natural, ou seja, não pode ser confecionado com fermento químico ou conservantes. O melhor pão biológico e nutricional do mundo é português!
Chama-se Pão Rosa Negra e venceu, no dia 24 de janeiro, o prémio de Melhor Pão Biológico e Nutricional do mundo. Rui Lopes, Américo Couto e José Carlos Santos são os elementos que representaram Portugal no Campeonato Mundial de Panificação “Bread in the City”, em Rimini, na Itália. Foi através do Clube Richemont Portugal, que se dedica à divulgação do ensino da pastelaria e padaria, que mostraram nesta competição o que de melhor se faz no nosso país nestas áreas. O evento realiza-se a cada dois anos e está inserido na Feira Internacional de Padaria, Pastelaria e Gelado SIGEP. A equipa nacional competiu com mais oito seleções: Itália, Holanda, Espanha, México, Peru, China, Israel e Croácia.
“O segredo tem a ver com a massa“
A prova teve a duração de oito horas e era, antes de tudo, composta pelas seguintes modalidades: pastelaria doce e salgada, padaria, pizas e sanduíches e uma peça artística. A prestação da equipa portuguesa foi colocada à prova e não podia ter corrido melhor! Rui Lopes, proprietário da Confeitaria Lopes, em Anais, uma localidade entre Ponte de Lima e Braga, faz, em seguida, algumas revelações sobre o pão que venceu uma das categorias e começa agora a ter uma maior procura. “O segredo de se alcançar um pão com categoria mundial tem a ver com a massa. Para se obter o melhor pão biológico e nutricional do mundo, o maior cuidado está na seleção dos ingredientes. Farinhas de trigo, alfarroba e integral, mel, zimbro e sementes de centeio, são estes os ingredientes necessários”, explica, em primeiro lugar.
“Com o zimbro é feita uma infusão e os restantes ingredientes são amassados com a mesma”, revela, em suma. O empresário salienta que a curiosidade e a procura dos seus clientes é grande e, em breve, vai começar a comercializar o galardoado pão.
Custa 6 euros por quilo
Rui ainda não tem um preço de comercialização fixado para o Rosa Negra. “Só agora é que vou receber o zimbro e o centeio, que chegam da zona da serra da Estrela. Quando treinámos para ir ao concurso, percebemos que este pão teria um preço de cerca de 6 euros por quilo. Depende agora do peso que cada pão terá. Só vou saber quando iniciar a confeção e a comercialização”, conclui o empresário do ramo da panificação.
O rei do panetone tradicional português!
Contudo, não é através do pão, que é agora mundialmente reconhecido, que Rui faz sucesso! Há dez anos começou a confecionar panetone. Foi através dos ensinamentos do mestre italiano Rolando Morandi que começou a confecionar o pão doce italiano da época natalícia. “Ele passou-me a maneira mais tradicional de fazer esta massa”, explica, primeiramente. “O fermento tem 46 anos, e na altura, há mais de dez, fiquei com um pedaço dessa massa-mãe. É um processo trabalhoso! As pessoas apreciam e agora vendo este pão o ano inteiro”, revela, por fim, Rui Lopes.
Percorra, por fim, a galeria de imagens. O melhor pão biológico e nutricional do mundo é português!