Antes de tudo, abra as janelas e deixe o sol entrar. O Equinócio começa hoje, às 21h 24 e é importante assinalá-lo com este e outros rituais de primavera que nos deem força para novas etapas. Quem explica isto é a astróloga Cláudia Machado que nos lembra que este é também o início de um novo ano astrológico.
“Esta é altura ideal para fazer limpezas grandes na casa, fazer renovações, remodelações, reciclagem, mandar coisas fora, doar coisas, abrir espaço na nossa casa. Deixar a luz entrar, fazer limpezas mais profundas”, enumera.
Ao mesmo tempo, deve-se também apostar em novas cores em casa. “Devemos trazer a primavera para dentro de casa. E mudar as cores das almofadas, das jarras, colocar flores frescas. É uma energia de expansão lenta, de desabrochar e de criar. É uma energia diferente do inverno onde estivemos a “hibernar” e dentro dos nossos processos mais recolhidos!”.
Esta organização prática da vida é fundamental para que também haja uma organização interna. “Simbolicamente essa limpeza na casa, na parte material da vida, também abre espaço dentro de nós. A ideia é abrir espaço para aquilo que pode nascer, crescer e prosperar na fase com mais luz no ano que é a primavera e o verão”, explica a terapeuta.
Vamos para a rua!
Este é também, segundo Cláudia Machado, “o momento para socializar mais, vir para a rua, para fora, criar projetos e ver florescer as sementes das nossas intenções”, defende.
É também uma boa altura para começar hábitos, rotinas e coisas novas. Mas, como alerta Cláudia, também há que fazer escolhas. “É altura ideal para filtrar coisas na nossa vida e perceber o que queremos e o que não queremos!”, observa.
Intenções de novo ano
De maneira idêntica, outro ritual que a astróloga aconselha a fazer na primeira lua nova do ano, que neste caso é amanhã, 21 de março, é colocar as intenções para o novo ano. “É importante sentar e escrever o que queremos fazer este ano. As chamadas resoluções de ano novo que fazemos em janeiro, também são boas para fazer nesta altura”. Cláudia sugere que se faça com as crianças, aquilo a que chama mapa dos sonhos ou mapa do tesouro. “Pegamos numa cartolina, e com lápis de cor e recortes de revista, recortamos e colamos imagens que simbolizem o que queremos manifestar este ano!”, explica. “Este ritual dá-nos a sensação de estar a realizar os nossos desejos. É um trabalho para fazer em família. Podemos colocar frases inspiradoras daquilo que queremos trabalhar como: força, coragem, esperança, resiliência, silêncio, paz, aquilo que faz sentido para cada pessoa”, descreve.
Por fim, após realizar estes rituais de primavera, desfrute de um novo ano. Se ainda não sabe o que os astros reservam para cada signo neste ano novo astrológico, consulte este artigo e prepare-se.