Atenção

Na madrugada deste domingo, 26 de março, à 01h00, o relógio vai adiantar mais 60 minutos em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, iniciando-se assim o horário de verão.
Já nos Açores, a mudança da hora acontece à 00h00 do mesmo dia.
Apesar de ‘perder’ uma hora de sono, a passagem do horário de inverno para o regime de verão, torna os dias mais longos, dando-lhe a possibilidade de aproveitar durante mais tempo o bom tempo que se começa a fazer sentir.
Porque muda a hora?
O atual regime de mudança da hora é regulado por uma lei comunitária, de 2000. Atenção
A mesma prevê que todos os anos os relógios sejam adiantados uma hora no último domingo de março, e depois atrasados uma hora no último domingo de outubro, marcando o início e o fim da hora de verão.
A Associação Portuguesa do Sono (APS) considera que a permanência no horário de inverno tem efeitos benéficos para a saúde física e psicológica, com eventual repercussão socioeconómica positiva.

Mudar, sim ou não?
Um grupo de peritos internacionais propõe o fim da mudança da hora na União Europeia e o alinhamento dos fusos horários dos diferentes países, aproximando-os o máximo possível da hora solar e tornando-os permanentes.
Por seu turno, a APS defende a adoção definitiva do horário de inverno por apresentar mais vantagens, como:
Mais luz natural ao início da manhã, com efeitos benéficos para o ritmo de sono-vigília pelo maior alinhamento com o ciclo natural luz-escuro (maior facilidade em adormecer e acordar, atenuação do jet lag social);
Melhoria do desempenho profissional e escolar;
Melhoria da saúde mental;
Redução do risco da doença física (cancro, diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares, doenças neurodegenerativas, problemas da imunidade);
Redução de risco de acidentes;
Provável repercussão positiva para a economia.
Assim sendo, certamente, primeiramente, conforme, com efeito, antes que,
Assine também a nossa Newsletter gratuita e fique a saber todas as novidades do mundo dos famosos!
Assim sendo, certamente, primeiramente, conforme, com efeito, antes que,