![Rei emociona-se com juramento de fidelidade do filho, o príncipe William](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/3/2023/05/230506_william-dr.jpg)
Foi dos momentos mais marcantes desta cerimónia de coroação, aquele em que William faz o juramento de fidelidade ao pai. Carlos III emociona-se e terá murmurado um “obrigado filho”. Mas veja a galeria de imagens em baixo
Este juramento é o chamado ‘tributo de sangue’ (Tthe Homage’), e é aquele em que o príncipe William se ajoelha perante o pai, Carlos III, e faz um juramento de fidelidade.
William colocou as mãos sobre as do pai, ajoelhou-se perante este e afirmou: “Eu, William, Príncipe de Gales, prometo lealdade a si e darei fé e verdade, como meu senhor da vida e do corpo. Que Deus me ajude”.
O momento deixou o rei de Inglaterra emocionado, a ponto de agradecer ao filho e seu herdeiro. “Obrigado filho” terá dito Carlos III, visivelmente enternecido com esta ação marcante e muito feudal.
Depois, William toca com a mão direita a coroa de Santo Eduardo que o pai usa. No entanto, o ato de juramento continuou: o príncipe aproximou-se mais e beija o rosto do progenitor e novo rei dos ingleses.
E assim, William de Gales segue os passos do seu avô, Filipe de Edimburgo, quando este jurou fidelidade à mulher, a falecida rainha Isabel II.
De lembrar que esta coroação é de extrema importância para o príncipe de Gales, já que o título tem inerente a herança da coroa britânica. Ou seja, esta coroação legitima Carlos que ascendeu ao trono automaticamente após a morte da mãe, Isabel II, mas o rei que se segue será William, primeiro na linha de sucessão.