Depois de receber o exame da balística, Lourenço vai contar a Joaquim e a Rafael que nenhuma arma recolhida na sua herdade foi usada no atentado a João. A notícia deixa Rafael muito satisfeito ao contrário de João e Rodrigo que se revoltam. O vaqueiro continua a acusar Rafael de atentar contra a sua vida, alegando que os Figueira estão a esconder provas.
Ao saber da novidade, Zé diz a Rafael que ficou aliviada com o resultado. O engenheiro, porém, não compreende aquela satisfação e acusa-a de duvidar da sua inocência. Os dois discutem e são interrompidos por Susana que encoraja Rafael a evitar comunicar com a rapariga, lembrando-lhe que ela tem uma amizade muito especial com João.
O confronto entre os dois rivais também não tarda a acontecer. Na vila, João avista Rafael a passear com Susana e confronta-o com o crime. Os dois envolvem-se à pancada e só são interrompidos quando aparecem Joaquim e Zé que tentam separá-los. Entretanto surgem também Rodrigo, Teresa e Eduardo que prontamente correm para defender João e mais uma vez as duas famílias se enfrentam. A batalha só é interrompida quando chega o agente Lourenço e ameaça de levar as duas famílias para a esquadra.
Teresa termina a relação com Joaquim
Ao ver Joaquim a agarrar João com fúria durante a batalha entre as duas famílias, Teresa fica furiosa com o amante. Mais tarde, Joaquim tenta explicar a Teresa que quer ficar com ela e que a confusão na vila foi um mal-entendido. A mulher de Rodrigo, porém, não compreende aquela violência diz-lhe que ele não vai descansar enquanto não vingar a morte de Júnior, seu filho e termina a relação com Joaquim.
Mimi pede o divórcio a Rogério
Olga segue as indicações de Simão e assedia Rogério em casa de Beatriz. Mimi entra na sala e apanha o marido com a empregada. Magoada e humilhada, pede-lhe o divórcio e expulsa-o de casa. Ele tente explicar que foi tudo obra de Simão, mas ela não lhe dá ouvidos. Com a esperança de provar a sua inocência, Rogério procura apoio na filha e instala-se uns dias na herdade de Joaquim. Beatriz fica furiosa com a empregada e despede-a.
Ambrósio ameaça o patrão
Ao ouvir uma discussão entre Cláudia e João, Ambrósio intervém a favor da filha. Rodrigo assiste e não gosta. João defende-se dizendo ao capataz que nunca fez nada à rapariga que ela não quisesse. Ambrósio prepara-se para agredir João e Rodrigo despede-o. O marido de Josefa diz ao patrão que se ele o mandar embora conta a Lourenço o que ele fez no Uruguai. Rodrigo avisa o filho para ter cuidado, porque Ambrósio é um homem perigoso.
Catarina revela gravidez
Diante da insistência de Alexandre e Lourenço que lhe perguntam o que é que ela tem, Catarina revela que está grávida e que o pai é um deles. Só não sabe qual! O guarda vai para a esquadra e conta a Glória que vai ser pai, convicto de que a criança que a dona do restaurante espera é sua. Já o cozinheiro, também acredita que o filho é seu e poupa a sócia de fazer esforços na cozinha.
Tininha e Tristão marcam data de casamento
Diante da insistência da namorada, Tristão vai com ela ao notário e juntos marcam a data do casamento. Tininha não podia estar mais feliz e vai à procura de Glória para esta a ajudar a tratar de todos os preparativos. Susana fica bastante perturbada ao saber que em breve o seu vaqueiro será um homem casado.
Eduardo descobre que foi enganado
Para se vingar de Ju, Cláudia vai ter com Eduardo e conta-lhe que as fotos que Joana recebeu dele aos beijos com a empregada do restaurante foram uma encomenda de Rodrigo. O rapaz fica furioso e depois de confirmar tudo com Ju, que tenta justificar-se dizendo que o ama, pede explicações ao pai. Rodrigo também confirma que pagou para o serviço ser feito, porque não o quer envolvido com uma Figueira.
Não perca!
Numa conversa com Glória, Susana confessa à veterinária que apesar de querer casar com Rafael, pensa muito noutro homem. Glória aconselha-a a lutar por esse homem.