A pescadora abre o seu coração, mas Miguel dá-lhe com os pés e ela adoece de desgosto
A relação de Miguel e Laura começa a tornar-se insuportável para Benedita. Quando vê os dois juntos no mar a fazer amor, a pescadora afasta-se, sentindo pontadas no coração. Em casa, conta a Fátima o que se passa e diz-lhe que está na hora de abrir o seu coração a Miguel, mas a mãe aconselha-a a não o fazer. No entanto, cada vez mais desesperada, Benedita acaba por seguir os seus sentimentos, e, numa altura em que encontra Miguel sozinho, confessa-se, dizendo que sempre o amou e continuará a amar. Miguel, magoado com as atitudes recentes da amada, diz-lhe que não acredita nela, e que ela só o quer agora porque ele está com Laura. Ela não aguenta o choque, e vai para a casa, chorosa.
Jaquinzinho levado pela mãe
Em casa de Quim, os homens brincam com Jaquinzinho quando, de repente, entra Adília, dizendo que vem buscar a criança. Quim aperta-o contra si, mas a mulher diz-lhe que Jaquinzinho, afinal, não é filho do pescador e que ela o vai levar consigo, agora que decidiu mudar-se da comunidade com o marido. O pescador fica de rastos.
Gué sofre com morte de Francisca
Joaquim, Amarelo e Guê estão em casa quando este recebe um telefonema e começa a chorar. Desesperado, desliga e conta aos amigos que era a Polícia a dizer que o corpo de Francisca foi encontrado. Todos ficam chocados com a notícia.