A costureira vai à comunidade visitar Alice e cruza-se com António, que reage mal à presença da ex-namorada, mas confessa sofrer com a distância de Alicinha
Na casa de Alice, Elsa desabafa com a matriarca e diz-lhe que está a sofrer muito por ninguém acreditar nela, como se não a conhecessem há muito tempo. Ao sair de casa da madrinha, cruza-se com António que, prestes a chorar, olha para Alicinha e diz sentir muito a sua falta. Elsa aproveita a oportunidade e diz-lhe mais uma vez que nunca lhe mentiu, mas ele mostra-se irredutível e bruto. Ela, ofendida, afasta-se e deixa-o a chorar. Quando se voltam a encontrar, o pescador chama-a novamente mentirosa, mas pergunta pela bebé. Furiosa, Elsa diz-lhe que ele não tem nada a ver com a criança e afasta-o.
Martinho protege Benedita
O filho de Miguel vai ter com Benedita e aconselha-a a não andar sozinha, pois pode haver alguém que lhe queira fazer mal. A pescadora estranha a conversa e afasta-se. Peixoto, entretanto, vai ao porto ter com os capangas e pede-lhes que lhe levem Benedita. Quando eles se preparam para a ir buscar, Martinho, que a seguia escondido, pega numa bicicleta e atropela-a, fazendo os homens afastar-se e salvando a rapariga.
Laura mais próxima de Miguel
Ainda a viver na casa de Benedita, Laura aproveita todas as oportunidades para falar com a pescadora sobre Miguel e pede-lhe ajuda para fazer uma surpresa ao engenheiro. Laura, ainda que triste, prepara um jantar romântico para os dois, com os seus pratos preferidos. Miguel mostra-se satisfeito.