Decidido a sabotar o julgamento da filha e a proteger o negócio do tráfico, o vilão torna-se mais violento
Com o cerco a apertar, Peixoto manda Artur "fazer a folha" à juíza. O capanga cumpre a ordem e corta os travões do carro da mulher. Nisto, Maria Madalena diz ao pai que a polícia está na sala de espera com um mandado de busca. Ele, assustado, engole os diamantes. Mais tarde, aliviado por a polícia não ter encontrado nada na empresa, Peixoto fica mais animado ainda quando Artur lhe diz que os jornais já noticiaram a morte da juíza. Maria Madalena, por sua vez, recebe um telefonema a informá-la de que o seu julgamento foi adiado em virtude da morte da juíza encarregue. A rapariga percebe que o pai foi o responsável e acusa-o de ser um monstro. Quando mais tarde, é novamente avisada da data da nova audiência, Maria Madalena pede a Fernanda que não diga nada a Peixoto. Já em casa, o clima entre o vilão e Fernanda está péssimo, e esta expulsa-o de casa, mas ele, descontrolado, agride-a e tranca-a num quarto.
Elsa recebe proposta de Paris
Elsa recebe um telefonema de Paris a convidá-la para ir trabalhar para lá. A costureira, entusiasmada, conta a António e diz-lhe que quer aceitar, mas quer que ele aprove para sair rapidamente do país antes de Martinho perfilhar Alicinha. O pescador dá-lhe uma prova de amor e diz-lhe que também vai com ela e a bebé. Entretanto, Martinho antecipa-se e faz questão de registar a filha nesse mesmo dia. A medo, Elsa conta-lhe os seus planos para ir para França, mas Martinho, furioso, não autoriza que Alicinha saia do país.
Alexandre é raptado
O irmão de Benedita vê Artur a receber diamantes no porto e vai ter come ele, que lhe diz para não se meter na vida dos outros. De seguida, o capanga telefona a Peixoto e diz-lhe que desconfia que é Alexandre quem anda a dar informações. Peixoto manda-o matar o rapaz. Quando este está na praia, sozinho, dois homens agridem-no até ficar inconsciente e raptam-no. Nessa noite, todos ficam muito preocupados com o desaparecimento do rapaz. Quando acorda, Alexandre está no fundo de um poço. Desesperado, o rapaz começa a cantar e a sua voz é ouvida por Dalila, que o procura.
Martinho não é filho de Miguel
Para defender o filho de Peixoto, Fernanda é obrigada a contar o seu segredo a Martinho: afinal, o pai dele não é Miguel, mas Jorge, que a usou e abandonou. O rapaz não quer acreditar no que ouve e sai furioso e em lágrimas, chamando mentirosa à mãe. Devastada, Fernanda vai à comunidade e decide contar tudo também a Miguel, que, perante o que ouve, fica igualmente indignado.
Joaquim é amordaçado
Os amigos do pescador não se conformam com a separação deste e Ana Marta. Por isso, amordaçam-no e amarram-no e levam-no à loja de Ana Marta para que lhe peça desculpa. A lojista fica surpreendida ao ver o grupo, encabeçado por Alice. Esta explica a Ana Marta o que estão ali a fazer e pede-lhe que vá viver para a comunidade, pois toda a gente gosta muito dela.
Rodrigo faz as pazes com Gabriela
O rapaz desiste de ser um mulherengo e vai atrás de Gabriela, na tentativa de a reconquistar, confessando que ainda gosta dela. A rapariga recusa a aproximação, dizendo que aconteceram coisas demasiado más entre os dois. No entanto, como estão os dois a trabalhar na cooperativa, os ex-namorados decidem fazer as pazes e ficar amigos.
Rosa e Amarelo marcam casamento
Cansados de que ninguém os leve a sério nem lhes dê privacidade na sua "casa" no pátio, Rosa e Amarelo decidem voltar a casar-se. Animados, juntam os amigos e anunciam a decisão, mas ninguém parece muito entusiasmado. No dia da boa, os dois esperam pelos convidados para começar a cerimónia, mas ninguém aparece.