A dona da Tamargueira, ajudada pela assistente de Rogério, elabora um plano para desmascarar as traições do médico e chantageá-lo
Quando o debate termina, Rogério chega a casa e depara-se com Madalena, furiosa com o que Joana Rita disse na rádio sobre ele ter batom no pescoço. Ele, atrapalhado, desculpa-se dizendo que a rival só disse aquilo para o caluniar publicamente. Madalena não fica convencida, mas decide não insistir mais. Joana Rita que, entretanto, vai a casa dos Girão falar com Geraldo, provoca ainda mais Madalena quando, ao cruzar-se com esta no corredor, lhe entrega o lenço com que limpou o batom do pescoço do marido. Entretanto, já na Câmara, Rogério envolve-se com Gisela, a sua suposta assistente de marketing político. Madalena entra de repente no gabinete mas só apanha o marido sentado à secretária. O que ela não vê é que, da cintura para baixo ele está despido e Gisela, escondida de cócoras, só em lingerie. Mais tarde, Gisela vai a casa de Joana Rita e leva-lhe uma cassete VHS, onde gravou a cena dela com o candidato à Câmara. Joana vê toda a gravação muito satisfeita e entrega um maço de notas à rapariga.
Matilde é humilhada em público
Ao ver uma encomenda dos correios em nome de M. Matilde pensa ser dirigida a si e abre-a. Estupefacta, a rapariga depara-se com um retrato de Matilde, completamente despida. Ao saber que Teresa está a organizar uma exposição na pensão de Basílio com as obras de Duarte, decide expô-lo, entre os outros, sem ninguém perceber. No dia da exposição, Duarte fica surpreendido ao chegar à pensão e ver tanta gente e vários quadros cobertos por panos. Um a um, Basílio vai destapando as obras de arte, até que aparece o de Matilde. Esta, ao vê-lo, fica em choque e foge, cheia de vergonha. Matias defende-a e Geraldo acusa Joana Rita de ter sido ela a armar aquela confusão.
Carolina fica com as crianças
Gabriel repara que Camila está diferente, apesar dos esforços de Carolina para que ele não desconfie quem ela é realmente. De malas feitas, Gabriel e Carolina preparam-se para partir quando Vera chega à pensão, acompanhada por Simone. Atrás, aparecem também Lara, Simão e Bé. Esta, muito triste, agarra-a com força. Carolina, emocionada, olha para Caracol e acaba por mudar de ideias, dizendo que ficará mais algum tempo na vila para estar com Bé. Vera agradece-lhe.
Lara conta a verdade
Simone ouve sem querer uma conversa de Lara com Claudette e percebe que a filha e Simão foram os culpados do despedimento da francesa, e que esta foi vítima de uma armadilha. Basílio tenta desvalorizar a situação, mas Simone é intransigente e vai falar com Lara. A miúda conta que só lhe fizeram aquilo porque a mulher de Mico maltratava Bé, para que esta falasse. Simone, desiludida, não acredita e obriga a filha a pedir desculpa a Claudette.
Henrique desconfiado de Sílvio
O filho de Joana Rita vai ao armazém do Curral encontrar-se com Hermano e, quando vai a sair, vê Gracinha e Sílvio, que recebe um saco das mãos dela. Quando Gracinha se afasta, Henrique confronta Sílvio e pergunta-lhe o que recebeu da mulher. Sílvio muda de assunto, enfurecendo Henrique que lhe diz para se afastar da mulher. Alucinado, Henrique vai ter com Rui ao consultório deste e conta-lhe que descobriu que Sílvio é o pai do bebé de Gracinha.
Hermano apoia Geraldo
Henrique procura Hermano e pede-lhe que perdoe a mãe. O tio recusa-se a fazê-lo, pois Joana Rita deixou que ele fosse acusado por um crime que não cometeu. Rancoroso, o homem manda um recado à irmã: só descansará quando a vir nas ruas da amargura. Joana Rita, desiludida, procura Geraldo e pergunta-lhe o que prometeu a Hermano para ficar do seu lado. O ambiente aquece e a dona da Tamargueira, furiosa, sai de maus modos.
Não perca!
Eva confronta Matilde acerca das fotos desta abraçada a Matias