Ao invocar o espírito de Iaru, Estela pede proteção para Solano e para o filho de ambos
Ruriá diz que Estela precisa de enfraquecer os espíritos que protegem Solano para que a maldição possa ser cumprida. Mas ela faz exatamente o contrário: implora ao espírito de Iaru que acabe com praga lançada sobre os homens da família de Antónia. Só assim, o filho que ela espera de Solano poderá sobreviver. Ruriá acorda com a imagem da índia traída no passado e vai à procura de Estela. Ele encontra-a caída no chão e implora aos espíritos para ser sacrificado no lugar da neta. Solano vê Estela e o avô no cemitério da estância e corre para os ajudar. Ruriá interceta Solano, agarrando-o pelo braço. O rapaz começa a sentir-se mal. Estela, já consciente, afirma que a única hipótese que ele tem de continuar vivo é ficando ao seu lado. Ruriá adoece e começa a delirar. Mariquita vai cuidar dele.
Mariquita repreende Beatriz
Solano recebe o resultado do novo exame de ADN e confirma que não é irmão de Manuela e Fred. Fica também provado que Max manipulou Beatriz para que ela mentisse a respeito da sua paternidade. Magoado, Solano repreende a mãe. Também Mariquita se zanga com Beatriz, mas depois pede ao neto que a perdoe e faça as pazes com ela. Beatriz pede perdão ao filho. Os dois se reconciliam com a ajuda do padre Emílio mas Solano garante à mãe que não vai sair do Araguaia.
Manuela pede ajuda aos Carajás
Impressionada com a influência de Estela sobre Solano, Manuela decide ir pedir ajuda aos Carajás. Ela recorre a Cirso para voltar a falar com o cacique Iuraru. Este demora a atendê-la. Manuela tem uma surpresa ao ver Estela sair da oca do índio, que depois a trata com desprezo. Manuela queixa-se a Solano. Os dois vão juntos à aldeia da tribo e presenciam um ritual de Estela com os Carajás.
Nancy ajuda Pimpinela
Nancy não descansa enquanto não provar que Pimpinela não matou Elisa. Ela investiga o paradeiro do irmão da falecida e o nome de Maciel e acaba por conseguir a prova necessária para ilibar Pimpinela. Este fica tão contente com a notícia que quase a beija… Mas depois a rapariga fica frustrada por ele não conseguir lembrar-se do assassino de Elisa.
Janaína prova o vestido de noiva
Amélia pede ajuda a Fred e Janaína para explicar a Manuela a sua relação com Vítor. A filha mostra-se compreensiva. Vítor exige que Amélia se separe de Max, mas ela acha que ainda não chegou a altura certa. Entretanto, aproxima-se a data do casamento de Fred e Janaína. Esta prova o vestido de noiva e fica muito emocionada.
Não perca!
Irmã Dulce e Frei Gusmão avisam o padre Emílio que o orfanato de Girassol vai ser legalizado e que pode ficar com a guarda das crianças