Á beira-rio, o visconde encontra-se com Joana Rita para resolver a questão do medalhão. Ouve-se um tiro e Geraldo é atingido num braço
O jipe de Joana Rita chega junto da linha de água e estaciona. Joana Rita sai e olha para Geraldo, que a espera, antecipando o que vai seguir-se. Geraldo diz a Joana Rita que tomou precauções e aponta em direcção a dois homens, um pouco afastados, armados de caçadeiras, prontos a intervirem. Geraldo pergunta a Joana Rita se esta já tem uma resposta para a sua proposta e ela, calculando o efeito dramático, tira do bolso o medalhão e mostra-o a Geraldo. O pai de Eva tenta tirar-lhe o medalhão, porém Joana Rita diz que, também, tomou precauções e aponta na direcção de Zé Maria, Henrique e Matias. Joana Rita manda o medalhão para cima de uma pedra e com o salto alto começa a destrui-lo. Joana Rita acaba por mandar o medalhão para dentro de água e vira costas. Nesse momento, ouve-se um tiro de uma pistola.
Eva sai de casa
Já em casa, Geraldo explica que só alguém próximo de si pode ter roubado o medalhão. Todos se viram para Matilde, que confirma ter roubado a joia para defender Joana Rita. O visconde expulsa-a de casa e nem as palavras de Rogério em favor da filha conseguem demover o irmão.
Eva teme perder Matias
Após ajudar a prima a fazer as malas, Eva fica a saber que Matilde recebeu um convite de Joana Rita para ir viver para a Tamargueira e ela aceitou. A jovem teme que a proximidade da enfermeira a Matias acabe com os eu relacionamento com ele.
Pepito pede ajuda a Vasco
Na rádio, Pepito mostra-se bastante constrangido, ao ver a fotografia dele mesmo a urinar no chafariz. O seu agente decide cancelar a digressão. O cantor fica aflito pois está na miséria e a digressão seria a forma de se reeguer. Pepito pede ajuda a Vasco para lhe arranjar pequenos espetáculos, em que possa ganhar algum dinheiro. O radialista olha para ele, sem saber o que dizer e Mico atrás do balcão, acena-lhe para não ajudar.
Henrique faz teste
Henrique, nervoso, vai até ao consultório de Rui fazer a recolha do sangue para o teste de paternidade. Rui diz que não irá contar a ninguém, o que deixa Henrique um pouco mais aliviado.
Maria Francisca é apanhada
Na recepção, Avelina encontra Claudette sozinha e chama-a. Avelina diz-lhe que sabe que esta fingiu ser a Violeta Orvalhada só para conseguir jantar com Pepito Martín, contudo ela sabe toda a verdade e vai contar a Pepito que não é ela a vencedora do concurso. Claudette sente o chão a fugir-lhe debaixo dos pés. Avelina, decidida a contar tudo, abre a porta do quarto de Pepito e entra, com Claudette atrás dela. As duas deparam-se com Pepito a tocar e a cantar para Maria Francisca que ouve, derretida. Avelina respira fundo para não explodir e leva Maria Francisca para o corredor.
Caracol toma decisão
Camila e Caracol estão frente a Rui e Vera que esperam ansiosos pela resposta à proposta de irem viver lá para casa. A jovem diz que pensaram muito e visto que isto é muito importante para a doente decidiram aceitar. Vera agradece, já Rui está mais sombrio do que nunca.
Não perca
Concha diz a Geraldo que ainda o ama e propõe que se casem. Ele aceita, para desespero de Joana Rita.