Apesar do perigo que os cerca por causa da maldição karuê, Solano e Estela vivem momentos apaixonantes
Solano pede a Estela que não deixe o Araguaia após o nascimento do filho. O peão sente-se cada vez mais ligado a ela, mas ainda não assume a paixão pela índia. Intrigado com a aparente harmonia entre os dois, Ruriá pergunta a Estela o que Iaru lhe exigiu em troca da vida de Solano. Estela não responde, mas pouco depois, começa a sentir fortes dores no ventre. Ela implora a Solano que a leve até ao cemitério. O espírito de Iaru aparece diante do casal. A temida índia, autora da maldição karuê, faz um ultimato a Estela. Assustada, esta pede perdão a Solano por ser quem é e conta-lhe que tentou evitar que Fernando fosse para o Araguaia, pois já sabia o risco que ele correria. Solano, que ainda hesitava entre Estela e Manuela, fica emocionado com esta atitude. Sem resistir mais, beija Estela apaixonadamente.
Noiva insegura
As mulheres de Girassol divertem-se no “chá de panela” de Janaína. Fred insiste para que a noiva conviva mais com os seus amigos e leva-a à casa de espectáculos. Janaína concorda, mas fica arrependida ao ouvir histórias sobre antigas namoradas de Fred. Pouco antes do casamento, ela continua receosa de não corresponder às expectativas do amado.
Geraldo ameaça prender Gabriel
Ao saber a história de Gabriel, Rudy diz ao padre Emílio que compilou muito material sobre o tempo da guerrilha. Por causa disso, os dois concluem que o verdadeiro pai de Geraldo não é quem ele pensa. O véu sobre esse mistério levanta-se quando Gabriel confunde o delegado com o seu antigo companheiro de luta, Dimas. Geraldo não acredita que seja filho de um ex-guerrilheiro e, incomodado com as evidências que Rudy lhe apresenta, ameaça prender Gabriel.
Nancy e Pimpinela beijam-se
Nancy mascara-se de palhaço para brincar com Pimpinela no circo. Os dois divertem-se juntos, ficam demasiado próximos e acabam por se beijar! Nancy regressa a casa com um ar confuso e comprometido. Janaína fica curiosa para saber o que se passou com a irmã.
Amélia abre fábrica de joias
Vitor avisa Amélia que houve uma grande encomenda de jóias. Graças a uma ideia de Manuela, que Solano aprova, a designer decide montar uma fábrica com trabalhadoras locais. E avisa Max que a empresa vai funcionar na fazenda! Amélia fica satisfeita com o trabalho das artesãs sobre as peças que criou e chama Vítor para conferir o resultado.
Não perca!
Gabriel lembra-se que Ruriá ajudou os guerrilheiros e vai à mata cumprimentar o velho amigo índio