
É já no dia 6 de outubro que a SIC comemora o 20º aniversário. A festa está garantida, com muitas surpresas e uma emissão especial que terá entretenimento e informação. Depois, a 12, haverá uma grandiosa gala, feita a partir do Coliseu dos Recreios, em Lisboa. “Esta comemoração mobilizou toda a gente. A família SIC vai estar reunida num ano que é muito reconfortante para nós: tivemos bons resultado e recuperámos o prime-time”, referiu Luís Marques, diretor geral da estação, durante a apresentação da programação que marcará a data.
Emissão especial
Durante o dia 6, terá lugar uma maratona de oito horas em direto a partir dos estúdios do Parque Holanda, onde são feitos “Querida Júlia” e “Boa Tarde”. Por aqui, passarão todas as caras da estação, cerca de 40 apresentadores. “Vai ser divertidíssimo. Raramente conseguimos estar todos juntos e vai correr muito bem. Teremos uma emissão ritmada, cheia de história, a partir das 10 da manhã”, contou Júlia Pinheiro, que dará o pontapé de saída. Neste dia, Francisco Pinto Balsemão, presidente do grupo Impresa, também será entrevistado por Daniel Oliveira em “Alta Definição” e as famílias dos funcionários poderão visitar as instalações, conhecer os bastidores e conversar com os rostos do canal.
Informação em destaque
A partir das 20 horas é a vez da informação tomar conta do ecrã. Em direto, a partir do LX Factory, cruzar-se-ão factos relevantes da história do País nos últimos 20 anos com a história da própria SIC. Os pivôs de serviço serão Rodrigo Guedes de Carvalho, Clara de Sousa, Maria João Ruela, Bento Rodrigues, Pedro Mourinho e Ana Lourenço. Mas as novidades não terminam aqui. Na segunda, dia 8, começará também uma série documental, inserida no “Jornal da Noite”, com o nome “Momentos de Mudança”, com 12 episódios que acompanham momentos decisivos da vida de pessoas ou famílias com temas que marcaram a sociedade: a sida, o fecho de uma fábrica, a emigração, o nascimento, entre outros. “A informação é uma marca fortíssima da SIC, uma referência e pretendemos que continue a ser”, garantiu Luís Marques.
Comédia musical
Seis dias depois, a 12 de outubro, haverá uma gala em jeito de comédia musical, que será transmitida à noite, a partir do Coliseu dos Recreios, em Lisboa. O mote é, mais uma vez, a história do canal contada em versão divertida e surpreendente. “Vão estar lá muitos convidados, muita gente que passou pela SIC ao longos destes anos e que vai intervir. Uns cantam, outros conversam, outros dizem umas graças. Vamos ter muita gente a participar. Não podemos ter todos os programas e toda a gente, mas aqueles que marcaram a história da estação estarão lá”, revelou a diretora de Produção, Gabriela Sobral. “A tribo vai estar toda reunida. Esperemos que se divirtam connosco”, desejou Júlia. Neste dia, terminará também o concurso “Camião de Ouro”, que tem dará o maior prémio de sempre a nível televisivo: mais de 200 mil euros.