“Preparem-se para assistir a uma produção extraordinária.” A promessa é feita por Júlia Pinheiro. A apresentadora da SIC é um dos rostos de “Avenida Portugal”, uma mininovela produzida pelo canal de Carnaxide que estreia em plena gala dos Globos de Ouro no domingo.
“Esta produção é uma sátira às novelas e vem muito a propósito, já que este ano a Gala dos Globos de Ouro é dedicada à ficção produzida por nós e pelo nosso parceiro, a Globo”, conta a também a diretora de Gestão e Desenvolvimento de Conteúdos do canal.
Gravada em dois dias, a história é, de acordo com Júlia Pinheiro, “tipicamente novelesca: há duas famílias, uma brasileira e outra portuguesa, e no início há um noivado entre um rapaz brasileiro (o Menino do Rio, interpretado por César Mourão) e uma portuguesa (a Maria Lisboa, que é a Luciana Abreu). Mas tudo se vai complicar e não sabemos se o casamento sai ou não ”, conta Júlia, entusiasmada.
Na trama, a apresentadora vai dar vida a Herculana, a mãe do noivo, que vai entrar em conflito com a mãe da noiva, papel de Rita Ferro Rodrigues. As duas vão até envolver-se numa cena de pancadaria. É nessa altura que entra José Figueiras (no papel de padeiro), para complicar ainda mais os dramas. “Sou o verdadeiro protagonista da história, que só entra no fim para fazer escandaleira”, diz o apresentador, divertido com a paródia.
No elenco constam nomes bem conhecidos do canal, como João Manzarra, Marco Horácio, João Ricardo, Cláudia Vieira, Rui Porto Nunes e alguns estreantes em representação, como é o caso de Hernâni Carvalho.