A Rádio Renascença avança com a notícia de que a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) está atualmente a investigar a participação de dois piscólogos no programa “Casados à Primeira Vista”. Alexandre Machado e Fernando Mesquita são os especialistas em causa.
A OPP começa por alertar para a “impossibilidade de ser levada a cabo qualquer tipo de intervenção psicológica no espaço mediático”. Neste programa, os especialistas surgem com a função de analisar os candidatos e encontrar-lhes um parceiro ideal, com quem acabarão por se casar sem sequer se conhecerem. Como tal, a OPP está atenta às funções destes dois especialistas no programa. “Os psicólogos, quando solicitados a comentar casos particulares, pronunciam-se sobre os problemas psicológicos em questão mas não sobre os casos particulares”, destacam, revelando a incapacidade de se fazer uma intervenção psicológica num programa de televisão, mesmo que exista consentimento dos participantes.
Ainda sobre Alexandre Machado, a OPP avança que o profissional se encontra inscrito na ordem como Psicólogo Júnior, o que corresponde a uma função de estagiário. Como tal, não se pode apresentar com nenhum outro título, apesar de no programa ser referido como Neuropsicólogo Clínico. A Renascença falou com o especialista em questão, sendo que este terá afirmado encontrar-se a terminar o estágio. Quanto ao uso do título, diz que tal acontece por estar registado na British Psychological Society (BPS), uma vez que exerceu Neuropsicologia em Inglaterra depois de terminar o mestrado. Ainda assim, os estatutos da OPP dizem que um psicólogo que exerceu funções no estrangeiro terá de pedir equivalência de funções em Portugal de modo a regularizar a sua situação. Perante tal situação, a apresentação de Alexandre Machado no programa da SIC mudou, sendo que agora referido como possuidor de mestrado em Neuropsicologia e não como Neuropsicólogo.