Está tudo nu na casa da Cristina! Na manhã desta sexta-feira, 17 de maio, Cristina Ferreira recebeu no seu programa na SIC membros de uma tribo indígena da amazónia. Os três homes e duas mulheres que visitaram a “casa” da apresentadora usavam os acessórios e pinturas típicas da sua cultura, e foram divulgar uma nova coleção de porcelanas com pinturas indígenas, a qual terá parte da renda das vendas revertida para benefícios da população indígena.
Cristina Ferreira reagiu com humor ao facto de os índios estarem sem roupas – o que é comum nas tribos caiapós, que vivem em isolamento na floresta Amazónica: “As mulheres são mais livres que nós, não se importam nada de andar com as maminhas assim não é?” Cristina ficou curiosa com as pinturas corporais e assumiu não conhecer a fundo a cultura indígena amazônica: “Achamos que isto é só fantasia não é? Mas eles existem!”
Quem são os índios caiapós?
Os índios que visitaram Cristina Ferreira são índios caiapós, e vivem em reservas indígenas demarcadas no meio da floresta Amazónica, em áreas que chegam a ter o tamanho da Bélgica, e muitas aldeias vivem em isolamento.
Estes índios não falam português e sim a língua “Jê”, por isso podem ter dificuldade na comunicação. Mesmo assim, um dos índios conversou com Cristina e explicou como aprendeu a falar português: “Quando eu era pequeno, tinha 8 anos, precisei tratar da saúde em Belém do Pará (a capital do estado do Pará, que fica na Amazónia)”. O índio então contou que o seu pai decidiu deixá-lo ficar na capital por cerca de três anos, para que pudesse aprender a língua e ajudar os outros membros da aldeia. O mesmo índio contou que esta é a primeira vez que ele viaja para tão longe: “Viemos para conhecer. No ar, quando viemos, o avião veio balançando na chuva, e foi um pouco estranho.”
Os índios levaram algumas peças de arte, produzidas com resíduos recolhidos da floresta, e também dançaram e cantaram no programa, o que deixou Cristina Ferreira bastante emocionada.