A derradeira emissão de “5 para a Meia-noite” em estúdio será transmitida esta quinta-feira, dia 27, tal como a apresentadora Filomena Cautela anunciou, mas parece que grandes surpresas estão guardadas para este desfecho. Segundo o que o Holofote apurou junto de uma fonte da produção do programa da RTP1, o próximo e último convidado do formato será Manuel Luís Goucha.
O Holofote sabe ainda que o apresentador já pediu autorização à TVI para participar no programa da estação pública, tendo recebido uma resposta positiva.
Esta será uma presença algo curiosa, uma vez que o apresentador da TVI processou o programa da estação pública em 2010 devido a um piada feita no talk show na emissão de 28 de Dezembro de 2009. Goucha sentiu-se ofendido quando Filomena Cautela, numa brincadeira com João Manzarra, pediu a este convidado para escolher a “melhor apresentadora do ano”, dando como hipóteses, Filomena Cautela, Cláudia Vieira, Carolina Patrocínio e Manuel Luís Goucha. “Não sou apresentadora, sou homem, mais homem do que muitos homens que maltratam as mulheres”, reagiu este ao “24 horas”, tendo ainda contacto a produção do programa com indignação.
Na altura, o apresentador mostrou-se desagradado, o que levou Filomena a pedir desculpa. “Não se quis ofender o Manuel Luís Goucha”, disse a apresentadora na altura, admtindo que tudo não passou de uma brincadeira: “Respeito muito o Manuel Luís Goucha e respeito a sua reacção, se ele se sentiu assim, lamento muito”.
O caso foi mesmo para tribunal. Na altura, as instâncias nacionais deram razão ao programa da RTP1 ao abrigo da liberdade de expressão. Perante tais decisões, Goucha recorreu ao Tribunal Europeu dos Direitos do Homem numa ação contra o Estado Português, ao abrigo do artigo 14, da Convenção Europeia dos Direitos do Homem, contra a discriminação. O apresentador usou o seu blogue pessoal para anunciar o veredicto que recebeu: “Apesar das frases infelizes proferidas em sentença não há provas efectivas que a decisão da juíza tenha sido motivada pelo preconceito. E que a sátira (isto em relação ao caso do programa que está na origem de toda esta demanda), que tem sempre o objectivo de provocar e agitar, é marcada pelo exagero”.
Goucha admitiu que não guardava rancores e que se orgulhava na pessoa e profissional em que se tinha tornado. Agora, parece que fez as derradeiras pazes com Filomena Cautela e “5 para a Meia-noite”, aceitando aparecer no último episódio do programa da RTP1.