
Na última sexta-feira, 13 de março, o governo anunciou que Portugal entrou num estado de alerta, e recomendou o isolamento voluntário como medida de prevenção à propagação do novo coronavírus. No mesmo dia as três principais estações de televisão portuguesas anunciaram alterações na programação para tentar conter o vírus. Mas cada um dos canais tomou caminhos diferentes quanto às estratégias traçadas neste momento de crise.
A SIC anunciou que suspenderia as transmissões em direto dos programas do daytime, isto é, “O Programa da Cristina” e “Júlia”. Cristina Ferreira havia anunciado surpresas através do seu Instagram, mas, na manhã desta segunda-feira, o que a SIC está a exibir são repetições do programa da manhã. Num início de programa gravado, Cristina Ferreira surgiu sentada nos degraus da entrada do estúdio do seu programa a falar sobre a situação de pandemia que vivemos. Na sequência, a apresentadora anunciou a repetição de reportagens e momentos de programas passados. As repetições estão a ser combinadas com vídeos de personalidades conhecidas do público a falarem sobre as suas experiências em casa.
Já a TVI está a exibir um programa especial informativo, o “Todos por Todos”. Durante a manhã, a emissão está sob o comando de Fátima Lopes e do jornalista José Alberto Carvalho, que apresentam o programa nos estúdios da TVI. Os apresentadores estão mostrar imagens em direto de todo o país e a falar com jornalistas através de videochamadas.
Na RTP a estratégia foi manter a programação normal. Desde a última semana que os programas de auditório estão a ser transmitidos sem a presença de público ao vivo, porém, “Praça da Alegria” continua a ser exibido normalmente, com os apresentadores Sónia Araújo e Jorge Gabriel, a abordar com mais frequência o tema coronavírus.