Tal como a TvMais avança na sua edição impressa, Cláudio Ramos vai estrear-se na condução do “Big Brother 2020” a 26 de Abril, último domingo do mês. Todavia, a mecânica do reality show será diferente daquela a que estamos habituados. Segundo apurou o Holofote.pt, o formato estará dividido em duas fases. A primeira dura duas semanas e a segunda os restantes meses.
Na primeira gala, Cláudio Ramos vai apresentar aos portugueses os concorrentes e proporcionar a entrada de cada um deles nos respetivos apartamentos. Ao longo da primeira semana, os candidatos estarão fechados num apartamento vigiado por câmaras que vão permitir aos portugueses conhecê-los melhor. Não terão contacto com o exterior, apenas com os restantes, através de uma plataforma online. Serão ainda sujeitos a vários desafios para ganharem vantagem para a segunda fase do programa, quando entrarem na “casa mais vigiada do país”. Na segunda gala, a 3 de Maio, os concorrentes terão conversas entre si, desta feita moderadas pelo apresentador e serão realizadas as primeiras nomeações.
A terceira gala, que irá para o ar a 10 de Maio, será o arranque da segunda fase da competição. Assim, os concorrentes serão submetidos ao derradeiro teste de despiste à Covid-19 e caso dê negativo poderão entrar na “casa mais vigiada do país”. Será nesse momento que se vão conhecer pessoalmente e terão de imediato que eleger o líder da primeira semana. Inicia-se aqui o “Big Brother” que todos conhecemos.
Para além das galas semanais, haverá ainda outros formatos associados ao reality-show. De segunda a sexta-feira, Mafalda Castro apresenta, pelas 19h00, o “BB Mag”, onde dá as novidades do dia a dia dos concorrentes. À meia noite é Maria Botelho Moniz quem entra em ação com o “BB Fora d’Horas”. Ao sábado haverá um compacto semanal e aos domingos, para além da expulsão, os concorrentes farão as nomeações, uma vez que, nesta edição, não haverá nomeações à terça-feira à noite, como era habitual.