Rui é de Vila Real e foi o primeiro concorrente a ser apresentado por Cláudio Ramos ao país. Abandonado pelos pais no hospital à nascença, encontrou uma nova família e confessa-se feliz.
O pai adotivo, também pastor, dizia-lhe desde cedo que ser pastor era uma boa profissão para ele. Assim, Rui tirou o curso técnico de Recursos Florestais e Ambientais e trabalha atualmente como pastor de ovelhas. E de tal forma gosta do que faz, que sonha com um rebanho grande: o seu objetivo é ter 400 ovelhas daqui a quatro anos.
Outro dos seus interesses é o acordeão, que toca, mesmo para as ovelhas. A Cláudio Ramos disse mesmo que as ovelhas parecem ser um bom público: “Parece que cantam, que vão ao meu ritmo.” Porém, como o público humano também conta, revela que gostava de ser famoso e mostrar o seu talento na música e que o Big Brother pode ser esse mesmo trampolim.
“Encontrar uma rapariga que goste de mim pelo que sou” é outro dos seus sonhos. Para já, teve direito a um minuto de conversa com Iumi.