Henrique assegura a João Maria não ter sido ele quem armou uma cilada a Afonso com o saco de droga para ele ser expulso de casa, sendo tudo aquilo uma invenção do irmão. Irrita-se quando João Maria o questiona acerca de Rodolfo, dizendo que o amigo o traiu da pior forma. João Maria esboça ar cheio de dúvidas em relação ao pai.
Júlia olha apreensiva para Afonso a dizerlhe que hoje se vão dissipar todas as dúvidas acerca da sua expulsão da família. Júlia fica incomodada por ver Maria Rita de regresso a casa, com esta a defender-se que foi Henrique que lhe pediu. Afonso anuncia a Henrique que está disposto a abdicar da sua exigência de ficar com metade da fábrica se ele assumir agora que o tramou com a droga há vinte e cinco anos atrás. Henrique fica muito tenso.
Afonso continua a desafiar Henrique a assumir em frente à família que o tramou para ser expulso da família. Henrique não o faz, tentando bater no irmão, mas acaba por cair desamparado no chão, ainda muito fraco. Júlia olha muito magoada para Afonso.