Não há limites para o talento e a nova edição do concurso da RTP1 continua a surpreender os espectadores. No segundo programa de audições, no domingo, dia 2, uma dupla conquistou os quatro jurados, exibindo no palco do Coliseu dos Recreios, em Lisboa, muita criatividade, cor, dança e arrojo. Bruno Oliveira, de 29 anos, e João Gomez, de 28, são namorados há sete anos e brilham como drag queens. “Drag não é valorizado em Portugal e é importante que a possamos mostrar na televisão. Tem evoluído imenso ao longo do últimos anos e é uma expressão artística. Não é só alguém estar ali vestido de mulher a fazer um playback. Pode ser uma apresentadora de TV, uma influencer, uma atriz, uma cabeleireira…”, afirma João, mais conhecido no meio artístico por Alejandro Beauty. Bruno, que começou a transformar-se há 11 anos como Naomy Beauty em espetáculos no Porto, partilha da mesma opinião: “Gostávamos que fosse uma expressão artística mais normalizada”. O casal participou dois anos na Gala Abraço, onde foi premiado: no primeiro ano, venceu na categoria Melhor Imagem e no segundo ano conquistou o prémio de Melhor Atuação.
“Foi a altura perfeita para vir”
Hoje vivem juntos e é em conjunto que sobem ao palco para apresentar as suas irreverentes personagens. Mas já foram rivais! Bruno e João conheceram-se nas danças de salão onde competiam algumas vezes um contra o outro. Até se apaixonarem há sete anos. Tal como grande parte dos artistas, viram o seu trabalho e fonte de rendimento suspenso durante o último devido à pandemia. “Não tem sido fácil. Por outro lado, se isto não tivesse acontecido, se calhar não estaríamos em ‘Got Talent Portugal’. Já tínhamos alguma curiosidade e vontade em participar. Mas não houve possibilidade porque, até então, estávamos sempre a trabalhar. Agora, parados, foi a altura perfeita para vir ao programa. Queremos continuar a fazer algo impactante”, releva João Gomez, acrescentando: “O Bruno começou a fazer drag antes de mim. Foi o primeiro, quase como uma brincadeira de amigos. Depois comecei eu”.
Os dois artistas criaram uma marca de roupa para danças de salão (João desenha e Bruno confeciona, tudo a partir de casa). Bruno é ainda designer gráfico em regime freelancer: “É o que nos tem safado nos últimos tempos”.