Nem a chegada de José Eduardo Moniz à TVI fez com que Cristina Ferreira baixasse os braços. Pelo contrário, a diretora de Entretenimento e Ficção do canal quer, mais do que nunca, mostrar as suas capacidades para as funções e está já a planear toda a estratégia para continuar a aproximação à SIC, numa altura em que Daniel Oliveira aposta forte na celebração dos 30 anos do canal. “A grande diferença são os orçamentos que estão disponíveis. Enquanto a SIC tem muito dinheiro para investir neste momento, a TVI não. O orçamento está a ser canalizado para a ficção, sendo a grande aposta a novela ‘Rua das Flores’, uma vez que ‘Festa é Festa’ já é vencedora e querem ganhar o período de acesso ao horário nobre, o que poderá ‘alavancar’ o resto da programação”, conta uma fonte ligada ao mercado à TvMais.
“Big Brother” até 29 de maio
Sem orçamento para cometer “loucuras” e ir buscar formatos novos, a responsável pela programação da TVI opta por “reciclar” o que tem e já decidiu que o “Big Brother” fica mais um mês em antena, confirmou a nossa revista junto de fonte ligada à Direção de Programas. E com uma grande novidade. É que a presente temporada do “Big Brother Famosos” termina a 24 de abril e… no mesmo dia arranca a nova edição, que vai misturar anónimos e famosos que concorreram ao reality show desde o seu regresso à TVI, há dois anos. “A ideia é juntar alguns dos concorrentes mais marcantes e dar uma nova dinâmica ao jogo”, acrescenta a nossa fonte. Mas não vai durar tanto como as anteriores. “Vai ser uma edição mais curta, cuja duração será de um mês. Tudo aponta para que termine a 29 de maio”, dizem-nos ainda.
Sábado, dia 9 de abril, para enfrentar a estreia de “Ídolos”, na SIC, Cristina Ferreira vai estar em antena para mais uma gala de expulsão e vai contar com a presença de Bruno de Carvalho e Liliana Almeida na “casa”, para mexer com o jogo – como aconteceu com Paulo Futre aquando a primeira emissão de “Casados à Primeira Vista 3”, há duas semanas – e ainda de Jorge Guerreiro em estúdio, para além de haver expulsão e nomeações, bem como no domingo, dia 10, que será uma gala normal. A ideia é “testar quem é que os espectadores querem voltar a ver”. “Para além de tentar anular o arranque de uma grande aposta da SIC, queremos também perceber o que alguns concorrentes poderão trazer ao programa. Caso seja vencedor, poderá haver mais galas ao sábado”, alerta outra das nossas fontes. Caso isso aconteça, a apresentadora surgirá ainda mais tempo em antena.
Novo reality show em Setembro
Só em junho Cristina Ferreira terá direito a um descanso de imagem. E a ideia é que surja uma nova temporada de “O Amor Acontece”, com Maria Cerqueira Gomes e Pedro Teixeira, como, de resto, já estava pensado. “Só ainda não se começou a trabalhar no programa porque as equipas estão dedicadas a outros formatos. Mas no verão irá regressar”, dizem-nos. E em setembro, quando os canais apostam forte para o que resta do ano, chegará uma nova edição de um reality show. “Ao que tudo indica será novo ‘Big Brother’ e com a Cristina, uma vez que, até à data, ela foi a apresentadora com maior sucesso à frente do programa, com as audiências sempre lá em cima. A grande diferença é que os concorrentes serão anónimos”, acrescenta esta fonte. E, por esta altura – com a SIC a festejar os 30 anos a 6 de outubro com uma gala dos Globos de Ouro –, também a TVI vai arrancar com a contagem decrescente para a mesma efeméride. “Fazemos 30 anos a 20 fevereiro de 2023 e se acharam que a gala deste ano foi de arromba, preparem-se para o próximo ano. E, se tudo correr bem, o canal já será líder. Em setembro, de resto, começamos também a falar sobre essa data marcante”, esclarece outro profissional ligado ao canal de Queluz de Baixo.
GUERRA NA FICÇÃO
Enquanto a SIC prepara uma novela inédita e nunca antes vista em Portugal, com o reencontro de personagens que marcaram as suas últimas tramas, como a Nazaré de Carolina Loureiro ou a Elsa Santinho de Sara Matos, entre muitos outros, a TVI começa a gravar uma nova novela, em junho, escrita por Maria João Costa, autora de “Ouro Verde”, que venceu um Emmy Internacional para Melhor Telenovela, e que terá atores como Sofia Ribeiro ou Kelly Bailey, entre outros. Mas, antes disso, arranca já a 18 de abril com “Rua das Flores”, a nova novela das 19 h que tem como principal objetivo devolver a liderança a Queluz de Baixo no acesso ao horário nobre, um dos “calcanhares de Aquiles” da estação nos últimos anos. Com um elenco encabeçado por Ana Bola, José Pedro Gomes e Eduardo Madeira, a trama terá também Paulo Futre, um dos grandes trunfos da diretora de Entretenimento e Ficção da TVI para a sua estratégia. “Depois do sucesso que ele fez naquela participação especial em ‘Big Brother Famosos’, há a consciência de que ele trará muito público para a novela. A personagem dele é surpreendente e ele tem estado muito dedicado a esta produção”, argumenta uma outra fonte.
David Carreira torna-se apresentador
Para além do ex-futebolista, também David Carreira está no elenco e é ele outro dos trunfos da diretora. Aliás, o filho de Tony Carreira assinou recentemente um contrato de exclusividade com a TVI e a sua participação em antena vai para além da ficção. Aliás, Cristina Ferreira já levantou um pouco a ponta do véu: “Não posso dizer já aquilo que é, mas acho que vai ser uma coisa muito divertida que as pessoas vão gostar de ver. Aliás, posso só dizer que [as surpresas] estão ali na área da apresentação. Há novidades para o David”. O programa deverá ser vocacionado para os mais jovens e envolver música, mas a estreia deverá acontecer somente no verão.
O TRUNFO “PIPOCA”
Após o adeus ao “Big Brother”, Ana Garcia Martins, mais conhecida como “A Pipoca Mais Doce”, regressa à antena da TVI a 16 de abril com o programa de humor “Mano a Mano”. Ainda assim, uma das hipóteses em cima da mesa é que a comentadora volte a avaliar os concorrentes do reality show que chegará aos ecrãs em setembro.