Durante os 10 dias em que durarão as cerimónias fúnebres da Rainha Isabel II, que morreu no dia 8 de setembro, em Balmoral, Escócia, são vários os profissionais da televisão portuguesa que estarão em vários pontos do Reino Unido a fazer a cobertura noticiosa de um momento importante na História Mundial.
SIC, TVI e RTP não pouparam esforços e mandaram alguns dos “pesos pesados” dos seus canais para o funeral da chefe de Estado, assim como para a tomada de posse do novo Rei, Carlos III.
Da parte da SIC, quem estará destacado será Clara de Sousa, que também esteve no Jubileu da Rainha, Rodrigo Pratas, Emanuel Nunes e Guilherme Monteiro, correspondentes no Reino Unido e em Paris respetivamente.
No caso da TVI,/CNN Portugal, o próprio diretor de Informação marcará presença. Mas além de Nuno Santos, estarão igualmente Cristina Reyna, Pedro Benevides, Filipe Caetano, José Carlos Araújo e Óscar Cordeiro, correspondente no Reino Unido.
A estação pública é mais comedida em número, mas conta com alguns dos melhores na cobertura das cerimónias fúnebres da Rainha. A José Rodrigues dos Santos que, por coincidência, já estava em Inglaterra, e a Rosário Salgueiro, correspondente no Reino Unido, juntou-se Alberta Marques Fernandes.
No caso dos privados, estes enviarão também profissionais do Entretenimento “ao mais alto nível”, de acordo com fonte oficial da TVI e da SIC. Manuel Luís Goucha, do canal de Queluz, é um nome fortemente apontado, pois esteve no Jubileu da Rainha e noutras cerimónias reais.