Está a chegar uma grande reviravolta à trama da SIC. Após dois meses de emissão, “Sangue Oculto” vai mudar no momento em que Vanda deixa Alberto à beira da morte. Tudo acontece depois de este ser suspenso pela ordem dos médicos. Desesperado, ele quer vingar-se de Vanda e ameaça revelar toda a verdade caso ela não o proteja. A brasileira recusa-se a ajudá-lo e Alberto decide revelar a Olavo e Teresa o que se passou no passado.
“Vou contar tudo!”
Alberto invade uma reunião entre Vanda, César, João e outros administradores. “Acabou tudo, percebes? Tu não vais atirar as culpas todas para cima de mim! Se eu caio, tu cais comigo!”, ameaça, deixando a brasileira apreensiva. O marido de Carmo manda chamar o segurança e também ele é ameaçado: “É melhor terem cuidado! Os dois!”, grita. Vanda aproxima-se dele e quer ajudá-lo, mas ele chama-a de traidora e sai. “Eu vou contar tudo, percebes? Tudo!”, anuncia. Assustada, Vanda vai-se embora e João segue-a. À saída do hospital, o médico telefona a Alberto e marca um encontro com ele e com Teresa, pedindo-lhe que nada conte à mulher.
“Perdoa-me, filho”
Antes de sair do hospital, o médico cruza-se com Guilherme, que se mostra preocupado com ele. “Eu sei que já te perdi, eu sei! Mas és meu filho e eu amo-te muito. Mesmo que me odeies, continuas a ser a coisa mais importante para mim neste mundo, ouviste?”, solta, abraçando-o. Em seguida, o rapaz desfaz o momento e diz-lhe que está bêbado. “Só não te esqueças do que te acabei de dizer… Perdoa-me, filho”, suplica, saindo para a rua.

“Ele vendeu-me uma criança”
Dentro do carro, Vanda e João estão a seguir o carro de Alberto. Ela pergunta-lhe porque está ali com ela e provoca-o: “Vocês conhecem-se, não é? E não é de agora… Eu vi-vos a discutir, vocês conhecem-se há mais tempo do que me fizeram crer. E se não me disser a verdade, eu paro o carro”, ameaça. Ele tenta disfarçar, mas acaba por ser obrigado a revelar a verdade: “Ele também me arranjou uma criança! O Alberto vendeu-me uma criança”. A brasileira fica chocada.
“Ele não vai acabar comigo!”
Na rua, Olavo e Teresa aguardam por Alberto. Nenhum deles imagina o que levou o médico a marcar aquele encontro. Em seguida, o homem estaciona o carro, seguido por Vanda e João. A brasileira percebe o que vai acontecer: “Ele vai contar a verdade, faça qualquer coisa! Acelere”, ordena. O pai de Patrícia recusa-se, mas ela não desiste e força o seu pé para o lado do condutor, forçando-o a acelerar. “Ele não vai acabar comigo!”. E guina o carro para cima do aliado. O corpo de Alberto embate no para-brisas e rola para o lado. O carro segue, acelerado, deixando a vítima inconsciente.

Enquanto isto, Olavo e Teresa aguardam e vêm um caro a passar a alta velocidade. De repente, ouve-se o barulho de uma ambulância. Pedro e Guilherme descem e este último fica em choque ao ver o corpo do pai inanimado. “Ele está vivo. A pulsação não está forte, temos que ser rápidos. Traz-me os estabilizadores, depressa!”, pede ao colega. Entretanto, os pais das gémeas chegam e ficam chocados ao ver Alberto no chão. Pouco depois, já na maca, o vilão vê Teresa e ela aproxima-se, segurando na mão dele. A vítima é levada para o hospital em estado considerado muito grave.

“Matá-lo era o melhor para todos”
Por fim, junto ao mar, Vanda e João saem do carro a discutir. “Não seja estúpido! Eu fiz-lhe um favor, asi e a mim. Matá-lo era o melhor para todos”, diz a vilã, justificando em seguida: “Prefere ver tudo o que tem destruído porum bêbedo, ou deixá-lo morrer e continuarcom a vida como até agora?”. João olha-a, em silêncio e pega no isqueiro. “O que nós fizemos fica entre nós. Fomoscúmplices e vamos proteger este segredopara sempre, percebe?Quanto ao Alberto… é rezar para que elemorra”, anuncia, pegando fogo ao veículo.
Veja as imagens do momento em que Vanda deixa Alberto à beira da morte e e saiba tudo sobre a novela “Sangue Oculto” aqui