É já esta segunda-feira que se estreia “Flor Sem Tempo”, a nova novela da SIC e contamos-lhe agora quem é quem. A trama é ambientada entre a fictícia Vila Santa e a Quinta Chão da Terra, em Azeitão. Conheça melhor os protagonistas desta história.
Catarina Valente (Bárbara Branco)
Acaba de sair da prisão, em liberdade condicional, após ter cumprido pena de um ano, por um crime que não cometeu. O seu objetivo é encontrar a mãe, Leonor, que desapareceu misteriosamente enquanto ela estava presa. Primeiramente, Leonor era empregada na quinta dos Torres, uma família poderosa, e Catarina tem a certeza de que são eles os responsáveis pelo seu desaparecimento. Responsável, desenrascada, prática, mete o pai na ordem e tenta impedir a sua família disfuncional de se meter em trafulhices. Mas aceita todos os empregos porque dinheiro é coisa que nunca há nesta família.
Leonor Valente (Maria João Bastos)
Casada com Jorge. Mãe de Catarina, Tozé, Vera e Marta. Desde as últimas vindimas que ninguém sabe do seu paradeiro. Atravessava uma fase de depressão motivada pelo alcoolismo de Jorge, quando Natália, a governanta dos Torres, a contratou para ser empregada doméstica da família. O trabalho caiu do céu e Leonor, mulher lutadora apesar da tristeza que sentia, viu nele a solução para os problemas financeiros da sua família. Mas, a quinta ficava longe da sua casa, e só aos fins de semana é que Leonor visitava o marido e os filhos.
Jorge Valente (Albano Jerónimo)
É casado com Leonor, e pai de Catarina, Tozé, Vera e Marta. Primeiramente, era motorista de longo curso, mas há dez anos foi despedido por acusar álcool no sangue depois de um acidente. A partir daí nunca mais conseguiu um emprego de jeito e foi-se afundando cada vez mais na bebida. Gasta tudo o que recebe do estado em álcool. O problema intensificou-se com a prisão de Catarina e com o desaparecimento de Leonor. Transforma a vida dos filhos num inferno diário.
Tozé Valente (João Maneira)
Irmão de Catarina, Vera e Marta. Filho de Leonor e Jorge. O seu sonho era passar a vida no mar. Mas não gosta de trabalhar, preferindo fazer dinheiro à custa de biscates, esquemas e pequenos roubos, mas como é desastrado, mete os pés pelas mãos e estraga tudo. Foi à custa de uma das suas iniciativas mal pensadas que Catarina foi presa. Embora não o admita, desconfia que a mãe possa estar morta. É impulsivo e dá-se muito mal com o pai.
Vera Valente (Mariana Cardoso)
Irmã de Catarina, Marta e Tozé. É uma adolescente com sonhos de grandeza, mas não gosta de estudar nem trabalhar. Começa a seguir as pisadas de Jorge e do Tozé, ganhando dinheiro à custa de pequenos delitos para os quais tem muito jeito. É manipuladora e consegue levar os outros a fazerem o que quer. Não lida bem com a autoridade e recusa-se a obedecer a Catarina. Está convicta de que a mãe fugiu por estar farta do pai e culpa-o por isso. Por outro lado, culpa a mãe por ter ido embora sem a levar.
Marta Valente (Lara Chelinho)
A mais nova da família Valente é a que demonstra mais aptidão para os estudos, tendo muita facilidade em aprender. Não só é excelente aluna, como também é a melhor da turma. Porém, não nega as suas origens e, para desespero de Catarina, adora estar metida nas confusões e esquemas de Tozé e Vera. Engenhocas, com aptidão para as tecnologias, muitas vezes ajuda os irmãos safarem-se, forçando entradas em casas ou carros. É muito agarrada ao pai. Faz-se de forte, mas ficou muito afetada com o desaparecimento da mãe e tem pesadelos.
Vasco Torres (Francisco Froes)
Skipper, velejador, marinheiro, desportista, descontraído, voluntarioso e corajoso. É neto de Fernando e, talvez, o seu melhor amigo, o único que não está interessado em ficar dono da empresa. Ou seja, é por isso é que Fernando quer que seja Vasco a ocupar esse cargo. Vasco é um marinheiro que se apaixonou pelo mar e prefere as vagas de uma tempestade às intrigas familiares e empresariais. Mas, por amizade ao seu avô, para tentar ajudá-lo e protegê-lo, está disposto a mudar de vida e tentar ocupar o cargo de CEO. Outra das razões para mudar de vida vai ser o facto de se apaixonar pela misteriosa e rebelde Catarina.
Caetana Torres (Joana Santos)
Diretora Comercial da Quinta Chão da Serra. É a única neta de Fernando Torres. Muito competitiva, quer ser ela a escolhida pelo avô para CEO. Considera-se a melhor pretendente ao lugar pois é competente, inteligente e a mais empreendedora dos descendentes do velho Torres. Odeia o irmão Vasco, que o avô prefere para esse mesmo lugar. É Farmacêutica com MBA em gestão. Divorciada, tem dois filhos pequenos, mas não tem tempo para cuidar deles, prefere que o trabalho seja feito por amas. Está fechada para o amor, apesar de não se negar a algum sexo ocasional sem compromissos. Quer o sucesso profissional a todo o custo.
Salvador Torres (Ricardo Mata Ribeiro)
É bisneto de Fernando, filho de Caetana, irmão de Lourenço. Mas é uma criança turbulenta que consegue sempre convencer o irmão mais novo a pregar mais uma partida maluca. Revolta-o não poder brincar e passar mais tempo com a mãe, que se faz substituir por amas, que ele considera umas parvas, que acham que lhe podem dar ordens, e revolta-o também saber que o pai não quer saber nem dele nem do seu irmão. O seu comportamento “terrorista” é uma forma de chamar a atenção. O seu melhor amigo é o seu irmão, apesar de andarem sempre às lutas.
Lourenço Torres (Francisco Valente)
É bisneto de Fernando, filho mais novo de Caetana. Com o irmão mais velho, o Salvador, não perdem uma oportunidade para pregar partidas aos mais velhos e têm como vítimas prediletas as amas que a mãe contrata para cuidar deles. É inteligente, bom aluno, parece crescido de mais para a idade. Por isso é tão eficaz em martirizar as amas. Tem saudades do pai, que está ausente, e gostava de voltar a vê-lo.
Eduardo Vaz (Luís Esparteiro)
É o chefe do departamento de Enologia da Quinta Chão da Serra e está casado com Vitória, uma das filhas de Fernando Torres. Casou com Vitória para juntar o útil ao agradável, uma vez que ela, para além de gira, era rica. A sua carreira só existe por causa do seu casamento, noutra empresa ele não teria um percurso tão seguro. Não é que seja um inútil, é só porque não é competente, falha com frequência nos pormenores importantes. É bem-falante e elegante, tem classe. Por fim, é pai de Vasco e Caetana.
Vitória Torres (Cristina Homem de Mello)
Não tem profissão, é esposa e filha primogénita de Fernando Torres. Está casada com Eduardo, é mãe de Caetana e de Vasco. Até há pouco tempo foi pouco mais do que uma dondoca rica e ociosa, cuja preocupação maior era vestir bem e viver bem, pelo menos melhor do que a sua irmã, com quem tem uma rivalidade antiga. Mas agora, despeitada pelo desprezo do pai, quer assumir um papel mais interventivo nos assuntos da empresa familiar, almejando o cargo de CEO. Em termos pessoais, atravessa uma grave crise conjugal, que quer manter em segredo.
Fernando Torres (Rui Morisson)
Viúvo, dono do império vinícola Quinta Chão da Serra, de saúde frágil, sabe que tem de encontrar rapidamente alguém capaz para o substituir como CEO. Mas os potenciais sucessores (seus familiares) são gente interesseira, ou incompetente, ou desinteressada. Só confia no seu neto Vasco que é o mais honesto. Oficialmente é conhecido por ter construído o seu império do nada, mas, de facto, cometeu um pecado original, que é segredo. Para se redimir é generoso com a população e com os seus funcionários,
Madalena Torres (Alexandra Lencastre)
Arquiteta de formação, mas dedicada à família. É a segunda filha de Fernando, está casada com Luís Maria. Prescindiu de uma eventual carreira como arquiteta para se dedicar à família. Sempre viveu em competição com a Vitória, a sua irmã mais velha, mas habituou-se a perder nessas quezílias. Tem uma personalidade tendencialmente submissa que é explorada pelo marido de forma às vezes abusiva. Preocupa-se com os seus dois filhos, pois sabe que ambos têm fragilidades. Sonha com o dia em que vai ganhar coragem para se impor a todos e fazer a diferença.
Luís Maria Soares (José Wallenstein)
Diretor Financeiro da Quinta Chão da Serra. É casado com Madalena, filha do dono. Foi um casamento por interesse, depois de ter percebido que a Madalena era facilmente manipulável. Poder que exerce sobre ela com facilidade e sem remorso. Sabe que se não fosse este casamento não teria o que tem e há que preservá-lo a todo o custo. Ao fim destes anos todos, todavia, ainda não conseguiu convencer o sogro de que é um bom sucessor na liderança da empresa. Está habituado a resolver as coisas à bruta e já aconteceu ter de sujar as mãos. É inteligente, manipulador e agressivo, mas sabe manter uma fachada de homem de negócios respeitável.
Ricardo Torres (Jorge Corrula)
Sem emprego. Neto de Fernando, filho de Luís Maria e Madalena. Desde a morte do seu amigo Vítor, há 14 anos, de que se acha responsável, nunca mais encontrou paz de espírito. Não aguenta estar sóbrio para não ter de enfrentar a dor daquela perda e a disfuncionalidade da sua família. Ressente-se por ter um pai abusivo e uma mãe submissa. Vai colecionando namoradas ocasionais. Toda a sua vida, até agora, tem sido uma festa irresponsável e exagerada. Mas gostava de encontrar equilíbrio e serenidade.
Sebastião Torres (Diogo Amaral)
Assistente de Enologia na Chão da Serra. É mais um neto de Fernando. Mas, se não vivesse protegido pela sua família rica, provavelmente seria alguém a viver em grandes dificuldades. É muito inseguro, a sua personalidade é volúvel, não sabe impor-se, evita confrontos e responsabilidades. Tem o emprego que tem por ser neto de quem é. Com a ajuda da sua namorada Mimi (mulher esperta e ambiciosa) procura encontrar o seu lugar na família e na vida. Não é o homem mais esperto do mundo, mas é ótima pessoa e vê sempre o melhor nos outros.
Natália Sousa (Rita Blanco)
Governanta na casa dos Torres. Casada com Belmiro, mãe de David e Diana, madrasta de Jaime e Filipa. Viveu um casamento turbulento que resolveu há quase 3 anos. Agora vive uma relação mais equilibrada e saudável com o viúvo Belmiro, que muito considera e respeita. Ama o seu filho David mais do que tudo e acha que os filhos de Belmiro são uns encostados que não fazem nenhum. Mas tem um grande desgosto por estar de relações cortadas com a sua filha Diana, que é polícia. Sendo governanta na casa dos Torres, sabe muitos segredos que guarda com a vida. O patrão Fernando é um senhor e ai de quem lhe diga o contrário. Não tem papas na língua quando é preciso.
David Sousa (Vítor Silva Costa)
É instrutor de mergulho e de padel. Filho de Natália, enteado de Belmiro. É solteiro e bem parecido, mulherengo, sedutor, o que às vezes lhe traz chatices e conflitos. Desportista, adora o mar e mergulhar nas suas águas. Sonha em descobrir um tesouro submerso que o faça rico. É amigo de Vasco e gostava de ter a sua liberdade. A mãe está constantemente a apaparicá-lo e faz-lhe tudo e David não se faz rogado e aceita tudo sem problemas. Tal como a mãe, também não fala com a sua irmã Diana.
Diana Sousa (Débora Monteiro)
Inspetora da Polícia Judiciária, sempre teve uma moral de ferro, cumprindo escrupulosamente as regras. O que a levou a incompatibilizar-se com a mãe, Natália, pois, numa desavença caseira, insistiu em deter a própria mãe. A sua moral sofreu um rude golpe quando perdeu o namorado e não viu justiça ser feita. Decidiu, então fazer justiça pelas próprias mãos, arruinando-se moral e financeiramente. Ao aceitar ajuda monetária de Luís Maria, soube que estava a fazer um pacto com o diabo, mas nessa altura já não tinha grande coisa a perder. Mas quer recuperar a “honra” como polícia e fazer as pazes com a família.
Belmiro Fontes (João Lagarto)
Funcionário do bar do Clube Desportivo. É casado com Natália Sousa, pai de Jaime e Filipa e padrasto de David. Conheceu o “engenheiro” Fernando quando este ainda era trabalhador no campo e sabe segredos da sua vida. Mas, como amigo fiel, nem lhe passa pela cabeça falar sobre o que não lhe diz respeito. Enviuvou há cerca de 10 anos e recentemente juntou os trapinhos com a Natália. Ainda tem os seus dois filhos a viver lá em casa, o que é fonte de alguns conflitos familiares.
Filipa Fontes (Joana Aguiar)
Vendedora na farmácia. Solteira. Filha de Belmiro, enteada de Natália, irmã de Jaime. É bonita e gosta de provocar, sabe o poder que o seu aspeto tem e não hesita em usá-lo, seja para vender produtos, seja para seduzir. Isso traz-lhe alguns conflitos com invejosas e rivais, mas sabe lidar bem com isso. Ainda vive em casa do pai, mas não vê a hora de escapar dali e arranjar casa. Não gosta da madrasta Natália, acha-a interesseira e faz tudo para correr com ela dali e acabar com o casamento do pai.
Jaime Fontes (Diogo Valsassina)
Empregado da Lavandaria. Solteiro, filho de Belmiro, enteado de Natália, irmão de Filipa. É trabalhador e discreto, viveu durante algum tempo em Lisboa e voltou a casa do pai aquando da morte da mãe. Desde então, por razões financeiras, foi ficando por ali. Não é algo que lhe agrade, principalmente agora, que tem de ouvir as críticas da madrasta, mas preza muito a companhia do pai e da irmã. É gay e não tem coragem de assumir-se numa comunidade tão pequena como a de Vila Santa. O seu sonho é encontrar um homem que ame e constituir uma família.
Elisa Mosquito (Custódia Gallego)
Dona da Torta da Elisa, é casada com Teodoro e mãe de Mimi e Gabriel. Dá-se muito mal com a cunhada Cremilde e não tem papas na língua, no que toca a responder à letra às suas farpas. Enérgica, positiva e direta, terá de engolir o seu orgulho quando for obrigada a aceitar ajuda monetária da cunhada, a fim de salvar o seu negócio. Fará de tudo para se ver livre da tirania de Cremilde e recuperar a sua independência.
Teodoro Mosquito (Fernando Luís)
Encarregado de campo, na Quinta Chão da Serra, é casado com Elisa e tem dois filhos: Mimi e Gabriel. Ele e a irmã, Cremilde, são inseparáveis, o que é a causa da maior parte das discussões em sua casa, pois as duas dão-se como cão e gato e ele não gosta de tomar partidos. Pessimista, preguiçoso no que toca a fazer desporto, organizado, irá ver os seus piores pesadelos concretizarem-se quando descobrir que a mulher foi vítima de um desfalque e que estão falidos.
Mimi (Miquelina) Mosquito (Bruna Quintas)
É administrativa no Clube Desportivo da terra, mas tenciona deixar de trabalhar assim que casar. É filha de Elisa e Teodoro e irmã de Gabriel. Obstinada, enérgica, ambiciosa, tem um enorme poder de encaixe e faz-se de desentendida quando a insultam, se isso a ajudar a alcançar os seus objetivos. Namora com Sebastião Torres e de tudo fará para ajudá-lo a alcançar um lugar na administração e ser a primeira-dama da Chão da Serra.
Gabriel Mosquito (Luís Ganito)
Engenheiro Informático. Na maior parte do tempo, está em teletrabalho, juntando o útil ao agradável, pois não gosta muito de conviver. Ainda sofre com o facto de ter sido obeso quando era mais novo e de ter penado às custas disso, o que o torna inseguro em quase todas as situações que envolvam mulheres, pois, apesar de ter uma figura mais do que normal, ainda se vê como o “badocha”. É apaixonado pela sua amiga de infância, Filipa, mas ela continua a vê-lo apenas como o seu melhor amigo. Quer ultrapassar a sua insegurança e conseguir estar com uma mulher, sem deitar tudo a perder.
Cremilde Mosquito (Luísa Cruz)
Técnica de Farmácia, na farmácia que pertence aos Torres, irmã mais velha de Teodoro e melhor amiga de Julieta Formiga. É viúva, mas não desistiu de encontrar a sua cara-metade, nem de formar uma família. Diz que gosta de comentar factos, mas, na verdade, adora falar sobre a vida dos outros. Forreta, intrometida, direta, vai fazer a vida negra à cunhada, Elisa, quando lhe emprestar dinheiro para salvar o negócio desta da ruína.
Julieta Formiga (Marina Mota)
É técnica de farmácia, mas por pouco tempo porque está a tirar o curso que a “fará” ser dona da farmácia. Tia de António, com quem divide casa e amiga inseparável de Cremilde. Mas é uma solteirona desempoeirada, incapaz de poupar dinheiro, é cusca, sonsa, metediça, mas tem bom coração. Quem lhe tira uma boa trica, tira-lhe tudo e adora ver um bom rabo-de-calções, sendo que o que ninguém sabe é que por baixo da bata de farmacêutica linguaruda se esconde uma deusa na cama. Em casa tem de lidar com António e com a chegada do sobrinho Gonçalo que precisa de aprender boas maneiras.
António Formiga (Gonçalo Diniz)
Assistente de Enologia na Quinta Chão da Serra, é um bonvivant, habituado à vida de solteiro. Foi casado, mas está divorciado e é pai de Gonçalo que ficou à guarda da mãe. Com o passar dos tempos, pai e filho foram perdendo contacto e são agora dois perfeitos desconhecidos que terão de aprender a lidar um com o outro, quando a ex-mulher se tem de mudar para o estrangeiro e Gonçalo para casa de António. António tem agora de aprender a ser pai, ao mesmo tempo que lida com a insuportável tia Julieta que está a morar lá em casa, e com a chegada da nova chefe – Rosa – à quinta e ao seu coração.
Gonçalo Formiga (João Bettencourt)
Filho de António, acabou de cair de paraquedas na vila para viver com um pai que mal conhece e a tia Julieta que é uma chata e acha que lhe pode impor regras. Inconformado e revoltado, Gonçalo tem dificuldade em adaptar-se à nova morada e ao pai que é um estranho para si. É desarrumado, caótico, indomável e acha convictamente que não precisa de ninguém para nada. Quer emancipar-se e provar que é independente e ao apaixonar-se por Cláudia, percebe que esta pode ser a pessoa certa para isso.
Rosa Santos (Sandra Barata Belo)
É a mais recente enóloga da Quinta Chão da Serra e mãe de Cláudia. Chega a Vila Santa fugida ao passado que tenta a todo o custo esconder, e que a fechou para o amor. No trabalho é dedicada, implacável e exigente, mas isso não mais é do que a capa para esconder a insegurança e dificuldade de voltar a confiar. Isto vai colocá-la em rota de colisão com António, com que se envolve sem imaginar que é seu subordinado. Ao descobrir, lutará para não ceder novamente ao coração, enquanto lida com a inesperada emancipação da filha.
Cláudia Santos (Bia Wong)
Recém-chegada à idade adulta, Cláudia veio com a mãe Rosa para Vila Santa sem pestanejar. É uma miúda de bem com a vida, inteligente, enérgica e divertida. Com Rosa a relação é mais do que de mãe e filha, são melhores amigas e companheiras de vida. No entanto as coisas mudam quando Cláudia vive o primeiro grande amor, um amor que a fará perceber que pode ser hora de seguir a sua própria vida e sair debaixo da asa da mãe.
Mariana Campos (Dânia Neto)
Skipper, destemida, aventureira e amante da água, conheceu Vasco quando ambos trabalhavam para uma empresa de aluguer de barcos, levando turistas a passear em destinos paradisíacos. Além de colegas e amigos, houve alturas em se envolveram, mas sem compromissos. Tinha planeado investir num negócio destes com Vasco, mas tudo cai por terra quando ele decidir ficar em Vila Santa. Vem atrás do amigo, pedindo-lhe ajuda e trabalho, na quinta da família Torres. A sua chegada a Vila Santa será como a própria Mariana: um temporal, capaz de abalar a relação de Vasco com Catarina.
Graça Barata (Rita Ribeiro)
Criada em Vila Santa, cedo se fartou de estar presa à terra, por isso, aos 18 anos fugiu com o namorado. Ele saiu de Vila Santa para abrir um ginásio, em Lisboa, pois era muito atlético e tinha esse sonho e ela saiu, porque, na verdade, queria voar e foi graças à “boleia” dele que se tornou numa empresária de sucesso. Começou por gerir o pequeno ginásio de bairro que ele abriu e, mais tarde, quando o namoro terminou, não teve dificuldade em encontrar trabalho nessa área. Agora sente que chegou a altura de gozar o merecido descanso e de regressar à terra que tão prontamente abandonou, mas à qual aprendeu a dar valor, depois de tantos anos a viver em Lisboa.
Saiba quem é quem em “Flor Sem Tempo”, a nova novela da SIC na nossa galeria.
Assine aqui a nossa newsletter e seja o primeiro a saber o que está a dar que falar!