O último episódio da trama da TVI promete muitas emoções e a TeleNovelas assistiu a uma das cenas mais esperadas. Aquela em que, no final de “Quero é Viver”: Sérgio e Ana casam-se na praia.
Depois de a festa com toda a família ser cancelada, Maria, Olga, Natália e Irene decidem concretizar o grande sonho da mãe: trocar alianças na praia. Nesta altura, a doença da fotógrafa está cada vez mais agravada.
Descalça, a matriarca caminha com os sapatos na mão. As filhas seguem atrás dela, quando chamam pela mãe, mas ela não responde. Maria, fingindo ser a avó, solta: “Ana, querida?”. E ela responde: “Mãe?”. De lágrimas nos olhos, a dona de casa atira: “Mas temos de voltar para casa. O Sérgio está à espera”. “E muito ansioso para casar…”, continua Natália. “Que disparate, só casamos depois do Verão…”, responde Ana, enquanto molha os pés na água. E ainda se vira para as filhas. “Mas a mãe e as tias não vêm molhar os pés?”. As irmãs Lobo dão as mãos e aproximam-se, abraçando-a. Ana ri, enquanto as filhas estão impressionadas e com um aperto no coração.

Juras de amor
Instantes depois, o casal está sentado em cadeiras de praia a contemplar o mar. Ana continua de tailler, mas descalço, e Sérgio com a bata do hospital. “A casa de férias da família estava praticamente terminada, e o rapaz e a rapariga iam ser pais pela primeira vez. Tinham acabado de decidir qual a cor do portão, depois de alguma insistência dela, que queria que fosse o mesmo tom dos puxadores do roupeiro que tinha em casa, na Fuzeta. Um amarelo canário muito peculiar para a época”, conta ele, com a mulher a comentar que aquela é a cor favorita dela.
“Acabaram por concordar no verde seco, mais austero, é certo, mas divertiram-se a pintar. Foi uma coisa que fizeram os dois, e depois correram por esta mesma praia, ela magnífica, uma barriga enorme, um brilho… Em seguida, entraram na água. Ela a provocá-lo, ele a mergulhar para a apanhar. Apanhou-a e encheu-a de beijos”, continua Sérgio. “Estavam apaixonados”, afiança a fotógrafa. Aquela é a história deles. Ana reconhece-a e volta a si. “Disse-lhe que só tinha pena de não terem podido casar ali”, atira.
Casamento surpresa
De lágrimas nos olhos, o marido continua: “E ele prometeu-lhe que se alguma vez voltassem a casar, seria naquela casa, sonhada pelos dois, com o portão da cor mais aborrecida do mundo”. “E aqui estamos, velho tonto”, ri-se a fotógrafa. Sérgio pega então na sua mão e pede-lhe: “Vais deixar-me cumprir a minha promessa, Nininha?”. Ela encolhe os ombros. “É como tu quiseres”, dispara. “Só caso, se quiseres casar comigo”, responde ele. “Querer, quero, mas agora estamos aqui. Como é que fazemos?”, pergunta.
É nesse instante que Maria, Natália, Olga e Irene aparecem com um conservador. Chegou a hora de trocarem alianças. Os dois posicionam-se, com as filhas como testemunhas. E ficam felizes para sempre! É a vitória do amor.
Veja as imagens das cenas em que, no final de “Quero é Viver”, Sérgio e Ana casam-se na praia na nossa galeria
Assine aqui a nossa newsletter e seja o primeiro a saber o que está a dar que falar!