Vem aí uma nova reviravolta na trama da SIC. Farto do rumo dos acontecimentos em Vila Santa, o neto de Fernando decide deixar a terra. Assim, prepara-se para uma viagem de veleiro. Mas, à última hora, recebe uma companhia inesperada. E a amada não vai gostar nada. Ou seja, em “Flor Sem Tempo”: Vasco foge com Mariana para desilusão de Catarina.
No escritório, Mariana comunica a Eduardo que, uma vez que Vasco se vai embora, não faz sentido ela continuar a trabalhar na Chão da Serra. Luís Maria, que ouve a conversa, diz-lhe que será uma pena perdê-la até porque as pessoas têm gostado muito das suas visitas guiadas. O cunhado lamenta a decisão e pergunta-lhe se vai ficar por Vila Santa. Mariana não confirma, nem desmente, diz que tem todas as hipóteses em aberto.
Enquanto isto, Vasco está no centro de mergulho e despede-se de Tozé e David. O instrutor vai buscar uma máscara nova para dar ao amigo. Vasco vê-se sozinho com o irmão de Catarina, num ambiente constrangedor. Este ganha coragem e diz-lhe que a irmã gosta dele mas que há muita coisa que os afasta, nomeadamente as suas famílias. Vasco acha que a irmã dele tem uma forma estranha de gostar dos outros e que nunca foi capaz de lhe dar uma justificação plausível. Mas agora vai-se embora e deseja que tudo lhes corra pelo melhor. Tozé olha-o, com alguma tristeza.
Catarina em choque
Em seguida, na casa das tortas, Catarina comenta com Leonor que o anúncio da casa já teve várias visualizações mas que ainda ninguém fez uma proposta. Tozé interrompe a conversa ao telefonar à irmã a dizer que acabou de se despedir de Vasco, ele está prestes a ir embora. Catarina desliga e conta o que Tozé lhe disse à mãe. Leonor comenta que acredita que a filha esteja triste mas, um dia, ainda lhe vai agradecer pois Vasco não é homem para si. A jovem olha a mãe, pega na mala e sai, apressada.
Vasco está pronto para partir quando Mariana o surpreende e insiste em ir com ele. O irmão de Caetana não quer companhia e avisa-a que, caso esteja a pensar numa aproximação, ele não está disponível. Mas a ex-namorada garante que não tem nada a ver com isso, simplesmente não faz sentido ficar ali sem ele. Enquanto os dois conversam a carrinha de Catarina aproxima-se do pontão e esta fica a observá-los.

Em seguida, Vasco cede à proposta de Mariana e puxa-a para dentro, juntamente com os sacos que ela trazia. Quando partem, ele avista Catarina, a olha-lo de lágrimas nos olhos. Vasco fica apreensivo por vê-la ali. Já a amiga fica profundamente magoada ao vê-lo ao lado de Mariana.
A revolta de Vasco
Já no interior do barco, Vasco está agitado e com vontade de voltar para o exterior. Mariana mostra-se carinhosa e lembra-o de que, se está a fazer aquela viagem, muito se deve também a Catarina. Mas ele não quer falar e sai. Mariana vai arrumar as suas coisas.
Por fim, no pontão, Catarina, furiosa consigo mesmo, chora desesperada e pontapeia o pneu da carrinha. Tozé avista a irmã e esta conta-lhe que acabou de ver Vasco a ir-se embora com Mariana ao lado. Ele tenta amenizar a situação mas Catarina só quer vender a casa e sair daquela vila o mais rápido possível, pode ser que assim consiga esquecer Vasco.
Veja as imagens das cenas em que Vasco foge com Mariana para desilusão de Catarina na nossa galeria e saiba tudo sobre a novela “Flor Sem Tempo” aqui
Assine aqui a nossa newsletter e seja o primeiro a saber o que está a dar que falar!