Há mais uma tragédia prestes a abater-se na vida dos Valente. Depois de regressarem a Portugal com Jorginho são e salvo, Catarina e Vera vão agora enfrentar mais um problema. Apesar das tentativas, a colega de Jaime não vai conseguir impedir que a mãe vá parar à cadeia. Assim, em “Flor Sem Tempo”: Leonor desespera ao chegar à prisão.
No tribunal, o juiz decreta a sua sentença: Leonor vai ficar presa durante os próximos dez anos. A despedida dos filhos é emotiva. Horas depois, a cozinheira entra na cela, de cabeça baixa. Ouve-se o estrondo da porta a fechar e o barulho das trancas. A viúva de Jorge assusta-se e, num impulso, avança para a porta e bate ou tenta espreitar. Em seguida, volta para a cela e chora, percebendo o quão difícil vão ser os próximos anos da sua vida.
Catarina e Tozé em guerra
Enquanto isto, em casa, Catarina agarra numa fotografia de Leonor e senta-se no sofá, angustiada. “Vais fazer-nos tanta falta, mãe”, desabafa, começando a chorar. É nesse instante que surge Tozé e ela logo diz: “Podes insultar-me e dizer que tinhas razão, anda”. O rapaz garante que não tem mais nada para lhe dizer, mas ela lembra-o: “Ainda assim tens responsabilidades. Preciso do teu apoio com a miúdas”. “Elas ouvem-te, não precisas de mim para nada”, insiste ele, enquanto Catarina lhe pergunta porque é tão casmurro.
Tozé recorda-a de que a mãe está na cadeia e a irmã volta ao mesmo assunto: “Sabes que, se a mãe não tivesse feito o acordo com os Torres, o Jorge não vivia muito mais tempo”. Mas o colega de David não se cala: “Podes repetir isso as vezes que quiseres, talvez para tu própria te convenceres. Mas eu acredito que havia alternativas. E tu também sabes que escolheste mal, senão não estavas nesse estado”.
A discussão prossegue e Catarina pergunta: “Se pudesses ser tu a assumir o crime e ir preso em troca da vida do nosso sobrinho, o que é que fazias?”. Ele fica desconfortável e garante que é uma situação diferente. “Tu sabes que não é. Mas podes continuar a bater… Eu aguento”, afirma. “Se já te estás a massacrar não vou bater mais no ceguinho”, solta a empregada de Elisa, enquanto repara que recebeu uma mensagem de Célia a pedir-lhe que se encontre com ela.
Veja as imagens das cenas em que Leonor desespera ao chegar à prisão na nossa galeria e saiba tudo sobre a novela “Flor Sem Tempo” aqui
Assine aqui a nossa newsletter e seja o primeiro a saber o que está a dar que falar!