Chegou ao fim uma das edições mais polémicas dos últimos anos do “Festival da Eurovisão”. Depois de vários acontecimentos que movimentaram as últimas horas antes da final, já há um país vencedor. E Iolanda e a sua “Grito” conseguiram chegar ao top 10! Ou seja, a Suiça vence o “Festival da Eurovisão” e Portugal fica em 10º lugar.
Muito por culpa dos votos do júri, Nemo e a canção “The Code” conseguiram o tão desejado triunfo. No duelo final, ainda sem se saber o resultado suiço, restavam a Croácia e a Suiça. E, com uma diferença muito curta, de apenas 44 pontos, a vitória sorriu a este último. Nemo obteve 591 pontos na soma do júri e do público. Devolve, assim, a glória à Suiça, cuja última vitória se deu em 1988, pela voz de Céline Dion. Emocionado, o vencedor agradeceu este momento tão especial. “Espero que este concurso cumpra o papel que deve ter, de trazer paz e respeito a todos”, confidenciou.
No top cinco ficaram ainda a Croácia, com 547 pontos. Em seguida, a Ucrânia com 453 e a França com 445. Por fim, Israel chegou aos 375 pontos, muito por culpa do voto do público.
Iolanda faz sucesso com o júri!
Há ainda motivos para Portugal celebrar. Iolanda e a sua “Grito” chegaram ao 10.º lugar, com 152 pontos. Contrariamente a Israel, a maioria dos votos na canção portuguesa foi do júri. Aliás, chegou a receber várias pontuações máximas de alguns países.
De recordar que a final do “Festival da Eurovisão” ficou marcada por vários acontecimentos. Desde logo a expulsão do candidato neerlandês na sequência de uma investigação por um comportamento com um elemento da produção. Os países baixos acabaram por nem surgir nos ecrãs a atribuir a pontuação do seu júri como forma de protesto.
Com a vitória da Suiça, a próxima edição do certame decorrerá em território helvético.
Assine aqui a nossa newsletter e seja o primeiro a saber o que está a dar que falar!