Há uma nova guerra no mundo da televisão – e dessa vez entre os programas de comentário social. É que António Leal e Silva, comentador do “V+Fama”, programa do novo canal da TVI, direcionou críticas ao “Passadeira Vermelha”, da SIC Caras. Tudo por causa de Guilherme Castelo Branco.
É que no programa da SIC de 19 de agosto, o facto de Guilherme Castelo Branco estrear-se como comentador no novo programa de comentário social, foi assunto. Nuno Azinheira comentou que considerava a participação do filho de José Castelo Branco no programa uma tentativa de branqueamento da imagem do socialite. “Para mim, isso é muito curioso. Eu acho perfeitamente legítimo, não estou a fazer nenhuma crítica, mas acho muito curioso o que é que faz alguém que sempre primou pela discrição, procurando sempre fugir das luzes, que não acolheu o pai no pior momento da sua vida em sua casa, para não arrastar a família – a mulher e a filha – para esta confusão, aceitar agora fazer isso”, disse.
Logo depois, o comentador disse ainda: “Ainda por cima num programa, que dado os protagonistas, também não é uma crítica, é o que é, tem vários defensores já do José Castelo Branco: o António Leal e Silva é um defensor, o Pedro Caldeira é um defensor. Parece-me tudo aquilo uma espécie de branqueamento da imagem do José Castelo Branco”.
Então foi a vez de Zulmira Garrido, que conhece a família de José Castelo Branco, fez alguns comentários sobre o tema. “E vai acabar por ajudar o pai. Ele vai ser um pouco ali o eco do pai”.
António Leal e Silva indignado com “Passadeira Vermelha”: “O V+ Fama é um programa com muita dignidade”
Diante das declarações de Zulmira, António Leal e Silva mostrou-se indignado. Nas redes sociais, fez uma partilha a destacar o rosto dos comentadores do “Passadeira Vermelha”, e respondeu aos comentários. “Em consideração e respeito à SIC e principalmente aos diretores e ao diretor da SIC Caras, vou conter um pouco a minha linguagem”, começa por dizer.
Logo depois, chamou Zulmira Garrido “menina”. “Minha querida, a menina não pode dizer que o Guilherme Castelo Branco foi para o V+Fama para defender o José Castelo Branco, o pai”, disse. “Em primeiro lugar porque é um miúdo muito bem educado e em segundo lugar porque o V+Fama é um programa com muita dignidade. O Guilherme nunca vai falar do José Castelo Branco. Antes de falarem, antes de acusarem, antes de apontarem, informem-se! Não destilem tanto ódio, não é assim que se ganha as audiências”. Veja no vídeo abaixo.
Contudo, na última sexta-feira, dia 30 de agosto, os dois comentadores do “Passadeira Vermelha” voltaram a abordar o tema e, dessa vez, mostraram uma opinião diferente. “O Guilherme era de facto, e foi sempre, o menino mais discreto, mais sossegado, mais fora de tudo. Espantou-me o facto de ele aparecer como comentador”, disse, em primeiro lugar, Zulmira.
Então, Nuno Azinheira destacou que, afinal, a participação de Guilherme e de outros amigos da família no painel do programa está a ser “sensata”. “Queria fazer um pedido de desculpas ao Guilherme”, disse. “Sempre que José Castelo Branco está em discussão, o Guilherme ou não está no programa ou não faz qualquer comentário sobre o caso. O que me parece uma atitude muito prudente, muito sensata”.