É uma das grandes novidades da TVI para este final de ano. O “Somos Portugal”, formato que está há 13 anos no ar, vai acabar, e dar lugar a um novo programa comandado por Manuel Luís Goucha. O apresentador deve ser o rei das tardes de domingo a partir de novembro… E o público anseia por saber o que vem aí.
Durante a emissão “Parada das Estrelas”, na última quarta-feira, 11 de setembro, José Eduardo Moniz anunciou a boa nova. Assim, ainda este ano, a estação vai estrear um novo programa aos domingos à tarde e como anfitrião estará Manuel Luís Goucha. Este é um desafio muito especial para o apresentador. É que vai conduzir um formato ao género do que existe na televisão brasileira aos fins de semana. Com um cenário de grandes dimensões, muita plateia e vários jogos e conversas.
São vários os formatos que podem servir de inspiração para este novo programa. O principal deles é o “Domingão do Faustão”, um programa da Globo que permaneceu no ar por mais de 30 anos sob o comando de Fausto Silva. E apesar de ter de se reinventar ao longo das décadas, a premissa foi sempre a mesma: o apresentador comanda uma série de atrações diante de uma plateia bastante participativa.
“Domingão do Faustão”
Uma das rubricas mais conhecidas do “Domingão do Faustão” é o “Dança dos Famosos”, o equivalente ao “Dança com as Estrelas”. Além disso, o programa também já teve um momento de exibição de apanhados, chamado “Vídeo Cassetadas”, que se tornou num clássico e grande sucesso de audiências.
No “Se Vira nos 30”, anónimos inscreviam-se para participar de uma competição em que tinham 30 segundos para performar alguma apresentação surpreendente. A melhor prestação levava um prémio para casa. Outra competição famosa do programa eram as “Olimpíadas do Faustão”, jogos no exterior com grandes parques montados sobre a água.
Já no “Arquivo Confidencial”, famosos eram surpreendidos por depoimentos de familiares e amigos e acabavam em lágrimas a contar as suas histórias. Tudo num programa que iniciava por volta das 15h e terminava pelas 20h, entregando a emissão aos programas do prime time.
O “Domingão do Faustão” chegou ao fim em 2021, com a saída de Fausto Silva da Globo. Contudo, e por ser um formato de sucesso, líder de audiências e tradicional da televisão brasileira, o programa continuou com outro apresentador. Desde 2021 que os domingos à tarde são comandados por Luciano Hulk no “Domingão com o Hulk”. Apesar de algumas atualizações, o formato permanece com a mesma ideia principal.
Concorrência
Na concorrência também há formatos parecidos e tão duradouros quanto. O SBT, canal do empresário e apresentador Sílvio Santos, que morreu a 17 de agosto, entregou as tardes de domingo durante muitas décadas a Augusto Liberato, o Gugu. Entre 1993 e 2009 Gugu apresentou o “Domingo Legal”, que também contava com um cenário grande, plateia e muitos jogos, apresentações musicais e rubricas. O programa continua no ar sob o comando de Celso Portioli, mas os horários foram alterados na última década. Quem também já comandou as tardes da estação foi a apresentadora Eliana, que trocou o SBT pela Globo no último ano.
Para fazer frente à concorrência, a Record, canal da IURD no Brasil, apostou em Rodrigo Faro. O ator e apresentador comanda o “Hora do Faro” desde 2014. O programa tem apresentações musicais, promove jogos em estúdio, momentos de emoção com anónimos e até casamentos.
Certo é que para acompanhar a dimensão destes formatos é preciso também um grande orçamento. Portanto, caso o novo programa de Manuel Luís Goucha tenha uma proposta similar, representa uma grande aposta da TVI.