É a “bomba” televisiva do ano. Manuel Luís Goucha assume as novas tardes de domingo da TVI, a partir de meados de novembro, em substituição de “Somos Portugal”, que está no “ar” há 13 anos. O comunicador torna-se assim no grande protagonista deste verão, no que à TV diz respeito, ao arregaçar as mangas para fazer o que nunca fez nos seus 40 anos de carreira.
“É um grande programa de entretenimento familiar, todos os domingos, das 14 às 20 horas, e com a presença de público”, começa por contar o anfitrião das tardes de domingo. A TvMais apurou que o cenário já está a ser feito para não atrasar a estreia do programa, cujo nome ainda está a ser mantido em segredo.
O convite partiu de José Eduardo Moniz, o diretor-geral das TVI, e apanhou Goucha de surpresa, mas com o “sim, aceito” na ponta da língua, como recorda o próprio na festa de apresentação das novidades do canal. “Eu pensava que ficava apenas com o programa de domingo e aceitei logo o convite do Zé Eduardo, mas ele disse-me que tenho de continuar a fazer o ‘Goucha’ à tarde até a TVI encontrar uma solução. Quando é que isso vai ser? Pois, não sei…”, atira, com uma das suas características gargalhadas.
E mantendo a boa disposição, o comunicador comenta: “Eu queria sossego… e tenho um novo desafio. Há algum tempo que preciso de desacelerar porque vou fazer 70 anos [no dia de Natal], mas não podia recusar este convite do Zé Eduardo”. E Manuel Luís Goucha acrescenta: “Agrada-me muito aos 70 anos ter um desafio diferente das conversas, em que já não tenho nada a provar, assim como nas manhãs, em que estive 30 anos. Este programa são seis horas em direto e é um desafio interessante.”
O que lhe disse o marido
Apesar de ainda não ter muitos detalhes sobre o formato, uma vez que o convite é recente, a estrela da TVI dá alguns detalhes: “Vai ter muita coisa, como entrevista, música, passatempos, humor e concursos”. Uma espécie de “Passeio dos Alegres”, como brinca, mas adaptados aos tempos modernos, e deixa elogios a Júlio Isidro: “Tem quase 80 anos, é capricórnio como eu, e continua no ativo”.
Como seria de esperar o novo desfio foi tema de conversa entre Manuel Luís Goucha e o marido, Rui Oliveira, apresentador de “Manhã CM”, da CMTV. “Quando disse ao Rui: ‘Vou trabalhar ao domingo seis horas’ ele perguntou-me: ‘E durante a semana?’, ao que lhe respondi: ‘Espero não trabalhar’. O comentário dele foi: ‘Isso acho mal’. Ou seja, eu não tenho um aliado em casa, mas um inimigo”.