
Depois de terem viajado para a ilha Graciosa com Carla, Jaime e Susana regressam a casa, mas sem que Luísa sonhe que os filhos estiveram estes dias na companhia da irmã ilegítima. Mal os recebe, a empresária diz que estava a morrer de saudades e estes aproveitam para terem uma conversa séria com ela. Então, Jaime e Susana desmascaram Luísa.
“Eu e a Susana descobrimos que temos uma irmã…”, anuncia o noivo de Flávia, para choque da progenitora, que tenta enganá-los. “As pessoas adoram inventar… Alguma vez? Isso é mentira!”, disfarça, insistindo: “É sim! São boatos infundados. Vocês não podem acreditar nisso, têm de acreditar em mim! E se eu vos digo que é má-língua, é porque é má-língua!” A filha chama-a à razão. “Inacreditável. Como é que podes ser assim tão falsa?! Estás a mentir-nos descaradamente!”, acusa. Luís fica ainda mais enervada e diz à filha que não lhe admite que fale com ela desta forma. Além disso, insiste que tudo aquilo é uma mentira que Márcia anda a espalhar pela ilha.
Jaime e Susana desmascaram Luísa
Só que os filhos não se deixam mais enganar. “Foi o pai que nos disse que nós temos uma irmã!”, grita a namorada de Robert, enquanto o irmão acrescenta: “O pai deixou isso por escrito”. Sem alternativa, volta a fazer-se de vítima. “Que mal é que eu vos fiz? Os meus próprios filhos a esconderem-me coisas e pior… A conspirarem contra mim! Uma pessoa esfalfa-se para vos dar tudo, do bom e do melhor. Não há nada que me possam apontar, isto! Sou uma mãe dedicada, preocupada e vocês preferem acreditar em papéis velhos e falsos testemunhos do que em mim? Não mereço, não mereço isto”, atira.
Jaime volta a garantir que vão cumprir aquilo que o progenitor desejava. “O pai queria perfilhar a Carla e nós vamos ajudá-la, com ou sem a tua autorização.” Luísa responde em seguida: “Chega! Não há necessidade desse espectáculo todo. Podemos resolver isto só nós. Vocês escolheram este caminho… Não me vou opor. Sempre fiz tudo para vos proteger, mas há um limite para o que uma mãe pode fazer pelos filhos. E tenho uma condição. Assinem um documento com ela… uma espécie de acordo de não divulgação. A rapariga fica obrigada a ser discreta e não pode andar por aí a dizer que é filha do vosso pai”, finaliza.