O cantor continua os tratamentos para salvar o pulmão direito, mas receia que outros órgãos possam vir a ser afetados. “Seja o que Deus quiser”, diz. Agarra-se à fé, à carreira e ao programa na SIC (cujo contrato termina em abril). Exclusivo – Marco Paulo a ameaça do cancro. O cantor está cada vez mais preocupado com tratamento de várias metástases.
“Vou continuar o mesmo tratamento, ou seja, a quimioterapia oral”
A manhã de sol passada no jardim da sua propriedade, na zona de Sintra, a mimar os burros e os cães é um remédio para Marco Paulo, depois de nova ida ao hospital, em Lisboa, para uma consulta com a equipa médica que o acompanha. “Vou continuar o mesmo tratamento, ou seja, a quimioterapia oral, em comprimidos. Fiz análises e felizmente está tudo bem com o sangue. Isso deixou-me tranquilo”, conta em exclusivo à revista TvMais. Ainda em relação ao pulmão, em que lhe foi diagnosticado um cancro no ano passado, desvenda: “Daqui a dois meses irei fazer novos exames ao pulmão. Penso que será um raio-X e uma ecografia. A consulta foi com a dra Leonor, após se ter reunido com os outros médicos que me seguem. É uma médica muito generosa e que diz as coisas de uma maneira que não assusta”.
Porém, não esconde alguma apreensão. “Receio que o cancro, que começou na mama e depois apareceu no pulmão, possa evoluir porque tenho metástases. A minha vida está nas mãos de Deus“, afirma, em seguida.
“Não estou incapacitado e sinto-me bem”
Apesar das preocupações, Marco Paulo mantém as suas rotinas diárias, além de estar a fazer sessões de autógrafos e a preparar o concerto de 21 de outubro, no Campo Pequeno, em Lisboa. “Podia não ter vontade de fazer nada, mas a minha carreira e o trabalho dão-me vida. Estar com as fãs, fazer o meu programa na SIC e promover o meu disco [“Por Ti”] só me ajuda a ter forças e a desejar curar-me.” O anfitrião de “Alô Marco Paulo” nas manhãs de sábado na estação de Paço de Arcos espera ser um exemplo para quem está a passar por uma situação semelhante. “Não estou incapacitado e sinto-me bem. Posso cantar, ainda que com algumas restrições, e fazer os meus espetáculos. Espero ser um exemplo para algumas pessoas, para não se agarrarem à doença e aproveitarem a vida.”
No seu caso, é a fé que o move para ultrapassar as complicações de saúde. “Tenho fé em Deus, em Nossa Senhora de Fátima, na minha mãe que está no céu. Tudo isso me ajuda.”
“Tenho sido um mártir nos últimos anos”
Desde 2020, quando lhe foi diagnosticado um cancro na mama direita, que o artista não tem tido descanso, já que passou também por um problema no rim e depois chegou-lhe o diagnóstico de cancro no pulmão. Sempre tudo do lado direto do seu corpo. “Tenho sido um mártir nos últimos anos. As pessoas nem fazem ideia do que tenho passado porque o cancro é uma doença grave. Só que temos de aceitar. Calhou-me a mim, mas ainda cá estou.”
Como estes últimos anos têm sido marcados por doenças graves, o artista admite que já pensou na morte e isso deixou-o muito triste. “Sinto medo e tenho pena de morrer porque a vida é muito bonita. A vida foi-nos dada para a aproveitar. A nossa passagem pela terra é tão rápida e depois ficamos tanto tempo dentro de um buraco. Por isso, aproveito para viajar, passar tempo com a família, os amigos e os meus animais. Adoro os meus animais, sinto-me tão feliz com eles e fico bastante preocupado quando um deles fica doente“, confessa, em seguida.
Quer renovar com a SIC
Enquanto Marco Paulo fala à TVMais iniciam-se os preparativos para as gravações das próximas emissões de “Alô Marco Paulo”, um programa feito à sua imagem e de que tanto gosta, como afirma: “Sinto-me muito feliz na SIC. Gosto de trabalhar lá e sou bem tratado. O Daniel Oliveira [diretor de Programas] é extraordinário, está sempre disponível e preocupado comigo”.
O contrato que liga o cantor à SIC termina em abril e ainda não há novidades em relação ao futuro. “Da minha parte, estou disponível para renovar o contrato porque estou a fazer aquilo de que gosto e tem sido muito bom e gratificante estar com a Ana Marques. Ela é uma mulher encantadora e tem-me ajudado muito. Em ‘Alô Marco Paulo’ estou mesmo a fazer o que gosto. Agora um pouco mais resguardado porque não posso apanhar frio, vento e chuva“, diz, por fim, elogiando a colega.
Percorra, por fim, a galeria de imagens. Exclusivo – Marco Paulo a ameaça do cancro. Cada vez mais preocupado com tratamento de várias metástases
Leia este artigo na íntegra na TvMais disponível em banca e em formato digital
Assine, em seguida, a nossa NEWSLETTER
Seja o primeiro a saber o que está a DAR QUE FALAR!