Sofia Ribeiro, Joana Cruz, Bárbara Guimarães e Carla Andrino são sorrisos vencedores. São quatro mulheres que lutaram contra o cancro da mama e venceram.

Em ‘Outubro Rosa’, o evento que assinala o mês de prevenção do cancro da mama, estas quatro estrelas reuniram-se para abordar o tema, sem tabus. Sofia Ribeiro foi diagnosticada em 2015, Carla Andrino em 2016, Bárbara Guimarães em 2018 e Joana Cruz em 2020.
Nas redes sociais, a atriz Carla Andrino partilhou “Outubro Rosa. Obrigada VIDA“, juntamente com estas maravilhosas imagens que mostram como hoje estas mulheres podem sorrir graças à determinação que tiveram para lutar e ultrapassar a doença.
Veja as imagens destas atrizes e apresentadoras sobreviventes do cancro da mama
Taxa de sobrevivência
Em Portugal, de acordo com dados revelados o ano passado, o cancro da mama tem uma taxa de sobrevivência elevada, a rondar os 90 por cento.
Porém, já este ano, uma investigação da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto concluiu que a taxa de sobrevivência, aos cinco anos, do cancro da mama, é de 83% nas pacientes em Portugal, em contrapartida cai para os 50% quando se trata de mulheres com mais de 75 anos.
De acordo com os investigadores, a razão dever-se-á à falta de tratamento. Ou seja, sem tratamento não há cura.
Caminhada contra o cancro
Entretanto, para sensibilizar para a importância da prevenção e deteção precoce do cancro da mama, sete cidades da região centro do País voltam a reunir-se nas caminhadas ‘Pequenos Passos, Grandes Gestos’.
Milhares de pessoas são esperadas este sábado nas cidades de Aveiro, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Viseu, Guarda e Covilhã.
A ação, promovida pelo Movimento Vencer e Viver, do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC-LPCC), tem lugar todos os anos desde 2010.
A ação solidária visa angariar fundos que se destinam a dar apoio à mulher com cancro e à sua família.
Outros eventos terão lugar no País, uma vez que este mês de outubro é o mês dedicado a este tema.