“Não foi a primeira vez que fomos chamados de urgência à casa da actriz. Por diversas vezes, incluindo já este ano, fomos lá”. Quanto à natureza dessas anteriores “chamadas de emergência”, Carlos Carvalho, Comandante dos Bombeiros de Algés, recusa explicitar, alegando “razões do foro íntimo da actriz”. Confirma-nos apenas que uma das vezes a encontraram já inanimada na casa de banho. Por que motivo ou com origem em quê?, perguntamos. “Razões de natureza de emergência médica”, é tudo quanto nos adianta o comandante. Desta vez (17h00 de 3 de Junho, último) foi por causa de um rebentamento avassalador que destruíu literalmente o apartamento da actriz, deixou o prédio sem luz e gás, e diversas viaturas estacionadas na via pública muito danificadas. Consciente, Sónia foi levada em estado muito grave. Uma tragédia.
Farta de lutar
Sónia está deprimida, dizem os amigos. Sem trabalho, sem namorado, mais magra… Desiludida, disse-o ela própria à comunicação social, ainda há pouco tempo. Um amigo da actriz, com quem a TV Mais falou, confirma-nos: “A Sónia está farta de lutar. Por diversas vezes a “saquei do fundo do poço”. Tinha fases de grande depressão e quase desistia de viver. Afundava-se, e aquela doença (Sónia Brazão é celíaca, ver caixa) ainda a afunda mais”. De facto, Sónia está sem trabalho há meses. O seu último grande trabalho foi a novela da TVI ‘Mar de Paixão’, cujas gravações terminaram há meses. “Vou deixar a televisão. Estou farta de tudo o que envolve esta área. Estou cansada de estar em casa à espera que me chamem”, disse a actriz há poucos dias, com as lágrimas nos olhos ao CM. “Ainda não decidi nada. Estou num momento de transformação.”
A PJ e diversos peritos de seguros estiveram no ultimo sábado (4 de Junho) no apartamento da actriz em Algés, Oeiras, para apurar diversos factos. Saber ao certo como tudo aconteceu ainda é uma dúvida. Para já, acredita-se que após um longo período de libertação de gás, o ligar da máquina de lavar tenha sido o detonador da explosão que destruíu literalmente a casa da actriz em Algés. Porque é que aconteceu tal libertação de gás é que ainda não está apurado.
“Prognóstico muito reservado”
A lutar pela vida com “prognóstico reservado”, Sónia Brazão continua, na hora em que encerramos esta edição, internada em estado muito grave, na Unidade de Queimados dos Cuidados Intensivos do Hospital de S.José, em Lisboa. Tem queimaduras graves (2º e 3º grau) em todo o corpo, incluindo as vias respiratórias. Os médicos não avançam qualquer prognóstico para lá da expressão “reservado”. Está consciente, estável, mas muito medicada para não sentir dores. Quando os médicos utilizam esta expressão ficamos sempre na dúvida. Afinal que querem mesmo dizer-nos? Segundo a tvmais apurou, quando se trata de uma doença potencialmente fatal (septicémia, meningite, etc…) significa que o doente corre elevadíssimo risco de não sobreviver. Um outro contexto onde também se usa esta expressão é quando a situação é muito grave, afectando muitos sistemas orgânicos, o que impede o médico de fazer qualquer estimativa de recuperação (politraumatizados, queimados, etc).
Queimaduras de 1º, 2º e 3º grau
Trata-se do nível de profundidade das queimaduras. As do 1º grau são mais superficiais. No caso de Sónia Brazão (queimaduras de 2º e 3º grau) trata-se de queimaduras muito profundas, portanto muito graves.
A doença celíaca
“Esta doença provoca diversas alterações emocionais e de comportamento. Trata-se de uma doença inflamatória do intestino delgado, com factores genéticos indiscutíveis, que se manifesta com diarreia crónica, vómitos, distensão abdominal, “magreza”, anorexia, e irritabilidade. Estes doentes não toleram alimentos com glúten (cereais). Uma dieta sem glúten (cereais) previne a maioria das sequelas. As alterações genéticas geram uma má absorção intestinal de nutrientes (ex: ácido fólico, ferro, etc.) importantes para o bom funcionamento de todo o organismo, incluindo o cérebro. Algumas dessas alterações produzem diminuição crónica dos níveis sanguíneos de serotonina, um neurotransmissor importante na regulação dos estados de humor e das reacções emocionais. É por tudo isto que os doentes celíacos apresentam frequentes alterações emocionais e do comportamento”, explicou-nos o catedrático de Psicologia e com formação em medicina, Prof. Dr. Carlos Fernandes.
Artista completa
A última vez que foi vista pelo grande público foi na Gala dos Globos de Ouro, transmitida pela SIC. Sónia Margarida Miranda da Fonseca, 37 anos, é conhecida do grande público como Sónia Brazão. Começou na dança aos 8 anos, depois o canto (pertenceu ao grupo musical Tentações) e mais tarde o teatro (aí cantou, dançou e representou) e a televisão, onde ficou conhecida do grande público apresentando e participando em diversas novelas. Uma artista completa. Esteve ligada à TVI durante anos.
A outra vítima
Uma mulher (cerca de 50 anos) levada ao hospital com ferimentos ligeiros e cortes superficiais, resultantes dos estilhaços de vidro. Levada ao hospital por precaução já teve alta.
Nota: Por vontade do autor, este texto não segue as regras do novo acordo ortográfico