Para acabar com a polémica em torno do seu inesperado desaparecimento de "Mar de Paixão", em que é um dos protagonistas, José Carlos Pereira, juntamente com Júlia Pinheiro, diretora de Formatação de Conteúdos da TVI, e André Cerqueira, diretor de programas do mesmo canal, convocou uma conferência de imprensa.
O ator admitiu que, afinal, não está tudo bem com ele, como afirmara anteriormente. "Tenho um problema e reconheço que preciso de me tratar", disse, abatido. "Dirigi-me à TVI há cerca de dois meses para pedir para ser afastado da novela de forma a poder submeter-me a um tratamento rigoroso e específico", explicou.
Depois de muitas polémicas em torno do seu desempenho na novela, José Carlos Pereira foi apanhado com 2,1 g/l de álcool no sangue, tendo ficado inibido de conduzir por im certo perído de tempo. O facto veio a público o que o levou a assumir que tem um problema de adição, isto sem nunca se referir a álcool ou droga. "Agradeço a compreensão dos meus fãs e espero não os ter desiludido, mas creio que o melhor que posso fazer por eles e por mim é retirar-me, cuidar-me e ficar bem. Quero estar no meu melhor na próxima produção", garante.