Marco Costa abriu as portas da cozinha da pastelaria Real Cake, em Loures, e mostrou como fazer um bolo dedicado a esta época de festa. “Usamos uma base de bolo normal, à escolha. Aconselho pão–de-ló de chocolate. É fofinho, saboroso e combina bem com a humidade do merengue”, diz o rapaz que deu que falar em “Casa dos Segredos 2”. “Fazemos um retângulo de pão-de-ló que dividimos ao meio, de forma a ficarmos com dois triângulos que vamos juntar e decorar com o merengue. Usa-se um saco de pasteleiro e cobre-se os triângulos, tentando, com uma espátula, dar os efeitos da neve”, explica Marco, que, de seguida, queima a cobertura com um maçarico. “Depois é só decorar a gosto.”
Marco voltou à pastelaria, mas está aberto a outros trabalhos. O ano 2013 foi bom, porém… “Foi bastante positivo. Tive a sorte de entrar em Desafio Final, tive oportunidades de trabalho, continuo a ter presenças. No amor é que não tido muita sorte…”, refere, revelando que está novamente sozinho.
Receita do merengue italiano:
Este é um ingrediente-chave neste bolo. Por cada clara que se vai bater, num recipiente à parte, coloca-se, ao lume, quatro colheres de sopa de açúcar e duas de água.
Deixa-se o açúcar entrar em ponto de bola rija e nessa altura batem-se as claras. Quando estas estiverem em castelo e o açúcar no ponto, juntam-se os dois ingredientes, batendo sempre, para o açúcar fervido cozer as claras.