Nesta sexta-feira, 5 de abril, Luciana Abreu deixou no seu Instagram uma mensagem sobre discriminação. Entretanto, depois de ser corrigida pelos seguidores, Luciana apagou a publicação. A cantora publicou a imagem abaixo e escreveu na legenda:
Alguns historiadores situam que “A origem da Black Friday vem dos Estados Unidos na época da escravidão, quando os africanos eram comercializados a um preço mais barato para os grandes proprietários de terras na última sexta-feira de novembro”.
Diga NÃO ao RACISMO.
As sextas-feiras têm muito que se lhes diga.
Amem-se, respeitem-se e divirtam-se
Bom fim de semana.
Porém, não demorou para os seguidores corrigirem a cantora. “Fake news!”, “Muitas fontes credíveis de história mundial, explicam detalhadamente a origem do black friday e mencionam esta ligação como mito.” e “O termo “Black Friday” surgiu depois da abolição da escravatura nos Estados Unidos e não tem nenhuma relação com o mercado de escravos!”, foram alguns dos comentários dos seguidores.
É que Luciana Abreu acabou por partilhar uma “notícia falsa” que começou a circular na internet em 2014. Segundo o site do canal “History”, o nome “Black Friday” tem origem na década de 1950 nos Estados Unidos. “A polícia da cidade da Filadélfia usava o termo para descrever o caos no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças, quando multidões de compradores, vindos dos suburbios e turistas, inundavam a cidade antes do grande jogo de futebol americano militar, que ocorria no sábado seguinte.” A expressão “black friday” foi usada antes, em 1869, para fazer referência a uma tentativa de dois especuladores em tomar o mercado do ouro na Bolsa de Nova Iorque. Vale lembrar que o termo “black”, ou negro, em português, foi usado muitas vezes na língua inglesa para expressar situações negativas.
O termo é usado atualmente para fazer referência à sexta-feira pós Dia de Ação de Graças, quando as lojas nos Estados Unidos – e agora, em todo o mundo – fazem grandes promoções. Estima-se que mais de 180 milhões de americanos tirem proveito dos baixos preços anunciados neste dia.