Na tarde deste sábado, 18 de janeiro, o Palácio de Buckingham emitiu um comunicado no qual esclarece o futuro de Harry e Meghan. O texto revela que os duques perdem os títulos reais e vão devolver o dinheiro gasto na reforma da residência oficial, o Frogmore Cottage: “Os Sussexes não usarão mais os títulos reais, já que não são mais membros da Família Real. O duque e a duquesa de Sussex dividiram o seu desejo de devolver ao Sovereign Grant o que foi gasto na reforma do Frogmore Cottage, que se vai manter como residência da família no Reino Unido” , diz o texto.
Ao mesmo tempo, a rainha Isabel II emitiu um comunicado que parece colocar um ponto final nos rumores de mal estar entre a família real britânica e os duques de Sussex. No texto divulgado através das redes sociais, a rainha afirma que a família real britânica chegou a um consenso sobre o futuro de Harry Meghan e Archie.
Isabel II diz que as conversas sobre o afastamento de Harry, Meghan e Archie das funções como membros sêniores da família real britânica já estão a acontecer há muitos meses, ao contrário do que a imprensa internacional avançava, e ainda afirma estar muito orgulhosa do comportamento de Meghan nos últimos dois anos.
Leia na íntegra:
“Na sequência de muitos meses de conversas e debates mais recentes, estou feliz que juntos chegamos a um caminho construtivo e de apoio para o meu neto e a sua família.
Harry, Meghan e Archie sempre serão membros muito amados da minha família.
Reconheço os desafios que eles vivenciaram como resultado do intenso escrutínio ao longo dos últimos dois anos, e apoio o desejo de viver uma vida mais independente.
Quero agradecê-los por todo o trabalho dedicado em todo este país, o Commonwealth e além, e estou particularmente orgulhosa de como Meghan tornou-se tão rapidamente membro da família.
É o desejo de toda a minha família que o acordo de hoje os permita começar uma vida feliz e pacífica.”