
O estudo Figuras Públicas e Digital Influencers 2020, da Marktest, elegeu Cristiano Ronaldo e Cristina Ferreira as figuras públicas com mais notoriedade em Portugal. O estudo envolveu 1211 entrevistas a pessoas representativas da sociedade portuguesa, no passado mês de fevereiro.
O atleta foi o mais citado espontaneamente, com mais de 51% das referências totais dos inquiridos no que toca a nomear figuras públicas do nosso país. A apresentadora surge na segunda posição, com 44,5% das referências.
Em terceiro lugar, surge Manuel Luís Goucha, com 19,1% das referências. Seguem-se Ruy de Carvalho e Herman José, com 10% e 9,6%, respetivamente.
No Top10 de personalidades mais citadas de forma espontânea, isto é, sem sugestão de respostas possíveis, surgem ainda Rita Pereira, Ricardo Araújo Pereira, Pinto da Costa, Mariza e Catarina Furtado.
Importa ainda referir que Ronaldo liderou também, de forma destacada, a lista de figura pública com maior notoriedade espontânea top of mind (ou seja, o primeiro nome referido nas respostas): com 32.8% de referências, o nome do jogador foi aquele que mais vezes iniciou o leque de respostas dos inquiridos. O pódio manteve-se seguido de Cristina Ferreira e Goucha, mas incluiu ainda Nelson Évora, Ruy de Carvalho, Herman José, Rita Pereira, Pinto da Costa, Rosa Mota e José Mourinho.
Por fim, o atleta português, atualmente a jogar pela Juventus, liderou o estudo na vertente de notoriedade total – critério que acumula a notoriedade espontânea com a notoriedade sugerida numa lista de 66 nomes. O nome do futebolista foi reconhecido por 96,4% dos entrevistados. O ator e apresentador Fernando Mendes foi o segundo mais reconhecido, por 95,2% dos inquiridos, e Mariza ficou em terceiro com 94,9%.
O top 10 desta última lista fica completo com Herman José e Manuel Luís Goucha, ambos com 94,2%, Cristina Ferreira, Júlia Pinheiro, José Mourinho, Ricardo Araújo Pereira e a apresentadora Fátima Lopes, todos com mais de 93% de notoriedade total.