Na noite da última segunda-feira, 12 de abril, Cristina Ferreira fez uma publicação misteriosa no Instagram. No dia em que se soube que o seu programa de domingo à noite, “All Together Now”, fez a pior audiência de sempre, a apresentadora decidiu falar em pessimismo, e partilhou uma fotografia no Instagram com a frase: “Ser pessimista não tem qualquer utilidade, é uma perda de tempo”, que a apresentadora atribuiu a Daniel Libeskin (leia abaixo a origem da frase).
Na sequência foi a vez de João Manzarra comentar a publicação reflexiva de Cristina. “Olá. Embora seja importante que em qualquer grupo ou mesmo em nós o optimismo prevaleça, para que se avance de forma cuidada, uma dose de pessimismo tem também o seu lugar. O pessimista é o que geralmente levanta os problemas, pondera a acção e traz novos ângulos de reflexão. Aparece muita vezes como controlo de qualidade. Mas sem dúvida que as coisas avançam com uma maior percentagem de optimismo”, escreveu o apresentador da SIC. A diretora de entretenimento e ficção da TVI respondeu: “concordo em absoluto com o controlo de qualidade. beijinho querido Manzarra” .
O comentário de Manzarra tornou-se popular entre os seguidores da apresentadora. Foram vários os fãs que responderam a concordar com as palavras do apresentador da SIC. O comentário recebeu quase 400 likes.
Origem da frase
Numa busca online não se encontra o autor “Daniel Libeskin”, mas sim o arquiteto polaco Daniel Libeskind, autor do museu judaico em Berlim e responsável pelo plano inicial para o memorial no Ground Zero, onde ficavam as torres do World Trade Center, em Nova Iorque.
O arquiteto fala em pessimismo num discurso nas Ted Talks de 2009, em que lista 17 palavras de inspiração na arquitetura. “Acredito que o optimismo leva a arquitetura em diante. É a única profissão onde é preciso acredita no futuro. (…) E é esta crença que move a sociedade. Hoje em dia temos um pessimismo evangélico ao nosso redor. E é nestes tempos que acredito que a arquitetura pode fazer-nos ter grandes ideias, ideias que não são pequenas”. Em 2004 o arquiteto também disse, num evento, que “Não podemos pagar pelo luxo do pessimismo”.
Entretanto a frase “Não seja pessimista, é uma perda de tempo”, foi dita por Shimon Peres. O ex-presidente de Israel disse estas palavras num evento organizado pela Forbes em 2016. A mesma frase também pode ser encontrada amplamente online, atribuída a Norman Cousins, um professor de estudos comportamentais que morreu em 1990. No fim da vida tornou-se ativista pelo tratamento paliativo em casos de doenças terminais. O próprio foi diagnosticado com uma doença e criou o seguinte tratamento: uma combinação de vitaminas e sessões de riso provocados por programas de apanhados e filmes de comédia.