Maria João Abreu permanece internada no Hospital Garcia de Orta, em Almada, a lutar pela vida, depois de sofrer dois aneurismas cerebrais. Depois de ter a extensão das lesões avaliada na última segunda-feira, 10 de maio, segundo o jornal “Correio da Manhã”, a atriz está a responder bem às medicações. De acordo com uma fonte ouvida pela publicação, Maria João Abreu teve uma ligeira melhora no quadro geral de saúde: “Havia questões relacionadas com o coração e os pulmões que estavam a preocupar os médicos, e que nos últimos dias registaram uma evolução positiva”.
A atriz sentiu-se mal durante as gravações da novela “A Serra”, no dia 30 de abril. Desde então já passou por mais de duas operações. De acordo com o que apurou a revista TvMais junto de uma fonte hospitalar, “a paciente tinha uma rotura de um aneurisma cerebral, mas encontrava-se estabilizada, a hemorragia era ligeira e estava controlada. O Hospital Fernando Fonseca não tem unidade de neurocirurgia e por este motivo a paciente foi transferida para o Hospital Garcia de Orta, em Almada, onde se encontrava uma equipa especializada para estas situações”. A Sãozinha de “A Serra” foi submetida a uma cirurgia no sábado, dia 1, e tudo parecia estar a correr de feição na recuperação da atriz. “Os médicos localizaram o aneurisma e fizeram um stent, em que um pequeno tubo é colocado dentro da artéria para abri-la e evitar novo entupimento”, explicou João de Carvalho, que contracena com a atriz na novela da SIC, revelando os motivos que levaram ao agravamento da situação: “Mas ela tinha dois… Ao tratarem o primeiro não deram conta que estava lá outro aneurisma, numa zona mais profunda e menos acessível. Foi esse que deu problemas”.
A 10 de maio, Maria João Abreu continuava a lutar pela vida no Garcia de Orta. A amiga Dulce Guimarães garantiu que este dia era “decisivo” para a evolução do seu estado. “Logo que a medicação que te tem mantido no coma comece a ser retirada, vai lá, amiga, vai a esse teu lado mais forte”, escreveu a atriz e cantora no Facebook. “Será um dia decisivo para ti. Quero ter pensamento positivo, mas o conhecimento não está a permitir. Tens de, como sempre fizeste noutras lutas, ir buscar forças ao teu lado forte”, acrescentou. A TvMais apurou que neste dia os médicos iriam realizar testes específicos para avaliar a extensão das lesões e definir a partir daí os tratamentos a serem seguidos.
A tragédia deixa família e amigos a chorar por Maria João Abreu, que batalha para se salvar. Leia a reportagem completa na TvMais desta semana, que chega às bancas na próxima quarta-feira, 11 de maio, e disponível na versão digital.