Nunca escondeu que é na terra onde foi criado que se sente verdadeiramente feliz e “em casa”. Apesar de ter rumado a Lisboa há muitos anos atrás do sonho de vingar no mundo da televisão, sempre garantiu que retorna ao seu Alentejo assim que lhe é possível. É lá que continuam a viver os seus entes mais queridos, onde passa os natais e épocas festivas, assim como onde exerce o seu direto de voto. Assim que trocou a SIC pela TVI, Cláudio Ramos percebeu que era também altura de colocar em marcha aquele que é um dos seus planos de vida. A TvMais sabe que o apresentador das manhãs de Queluz de Baixo comprou, em agosto de 2020, um terreno na zona de Vila Boim, onde está a construir a casa em que pretende viver permanentemente, após terminar a sua carreira na televisão. Mas não só! Até chegar essa altura de ausentar-se dos ecrãs – segundo ele, daqui a largos anos – é lá que Cláudio Ramos vai desfrutar dos finais de semana. A estrela da TVI só não vai ao Alentejo visitar a família, e especialmente a filha Leonor, quando tem de conduzir galas em direto aos domingos, como tem sido o caso com o atual reality show. Apesar de já ter uma casa nessa zona, a nova moradia que o apresentador está a construir será decorada conforme ele sempre sonhou. Um vasto quintal e uma piscina fazem parte do projeto de arquitetura.
Refúgio alentejano, tal como o colega da TVI
Este sonho de Cláudio Ramos de ter o seu próprio refúgio alentejano – com um vasto espaço exterior – é algo que partilha em comum com o seu colega de “Big Brother”. Manuel Luís Goucha também adquiriu em 2016 um monte alentejano, nomeadamente em Monforte, onde gosta de descansar e gozar férias na companhia do marido, Rui Oliveira. Um negócio que, após um avultado investimento financeiro e enormes remodelações, já valorizou em milhões de euros. Agora, os dois apresentadores TVI vão ser quase vizinhos. As duas propriedades estão separadas por 42 quilómetros de carro. Ao contrário de Cláudio que está ainda em obras na sua “casa nova”, o veterano apresentador já mostrou algumas vezes a sua herdade nas redes sociais, no seu blogue e gravou ainda lá o programa “No Monte do Manel”. E como Alentejo é sinónimo de olivais, também a nova propriedade de Cláudio Ramos, à semelhança da que possui Goucha, tem inúmeras oliveiras em redor. Será que, tal como o colega de “Big Brother”, também o apresentador das manhãs da TVI irá dedicar-se à produção de azeite?
“Eu sou daqui. Vejo-me aqui”
Cláudio Ramos já havia partilhado no seu blogue uma ternurenta declaração de amor à sua “terra”, onde agora ergue “com tijolos e cimento” o seu projeto de vida. “O Alentejo fica-nos sempre com um pedaço quando vamos e voltamos. Fica uma ferida! Quem nunca mais voltou conta que a ferida não sara. Não cicatriza. Sentem saudades dos pés quentes na terra. Da roupa colada ao corpo transpirado”, partilhou com os seus leitores, acrescentando ainda: “Sou do Alentejo a sério e não porque está na moda, porque é bonito, ou porque meter uma fotografia no Instagram com uma casa caiada de branco com rodapé azul é altamente rentável. Eu sou daqui. Vejo-me aqui. Voto aqui! Não me imagino num outro lugar”. Contactado pela TvMais sobre a casa nova que está a construir no concelho de Elvas, volta a realçar que esse sempre foi o seu sonho. “Eu nunca escondi de ninguém que a minha vida passa pelo Alentejo”, disse à nossa publicação, sem querer desvendar mais detalhes do seu novo lar em construção e que deverá ficar concluído no próximo ano. Antes, o apresentador irá lançar a sua autobiografia.